29 março, 2010

Chocolate: A Delícia da Páscoa !!!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É um dia santo muito importante na religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Embora não tenham nada em comum, ovos e coelhos tornaram-se símbolos da Páscoa.

O ovo é o mais antigo símbolo da vida de que se têm notícias. Para os romanos, gauleses, chineses e egípcios ele era a forma essencial do universo. O ovo era pintado com imagens significativas para essas culturas e, depois, reverenciado nas festas da primavera. Os pagãos da idade média acreditavam que o mundo havia surgido dentro de um ovo que, depois de um longo inverno, havia renascido e gerado toda a vida existente na terra.

O costume de decorar os ovos para dar de presente na Páscoa surgiu na Inglaterra durante a Idade Média, no reinado de Eduardo I. Este, por sua vez, tinha o hábito de banhar ovos em ouro e dá-los como presente para os seus amigos e aliados.

Para os católicos o ovo simboliza a existência da vida, o nascimento. Já os coelhos, por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, simbolizam a fertilidade.
A tradição de presentear a família e os amigos com ovos coloridos é um costume que foi sendo passado às demais culturas do mundo todo. O surgimento do ovo de chocolate na Páscoa se deu a partir do Séc. XVIII, em substituição aos ovos duros e pintados que eram escondidos nas ruas e nos jardins para serem caçados. Foi uma descoberta fabulosa dos confeiteiros franceses que inventaram esse modo atraente de apresentar o chocolate.

Naquele tempo eles não sabiam que essa semente provocaria uma quantidade enorme de adoradores e uma grande tradição ao redor do mundo. Atualmente, o ovo de chocolate é um presente tradicional, recheado de significados.

Do ponto de vista nutricional, o chocolate pode ser considerado nutritivo desde que consumido com moderação. É fonte de proteínas, carboidratos, gorduras, cálcio, ferro, fósforo e potássio. O problema está na grande quantidade de calorias derivadas da gordura e açúcar. Para se ter idéia, comer 100 gramas de chocolate ao leite é a mesma coisa que comer um Hambúrguer com batatas fritas pequenas e um copo pequeno de coca-cola.

A seguir listamos valores nutricionais de alguns ovos de chocolate, para você se deliciar com essas maravilhas na Páscoa, mas sem exagerar nas calorias.

Nestlé Classic


Energia Kcal

Carboidrato (g)

Proteína (g)

Lipídio (g)






Porção de 25g

130

15

1,4

7,1

Nestlé Especialidades


Energia Kcal

Carboidrato (g)

Proteína (g)

Lipídio (g)






Porção de 20g

89

13

0,6

4,0

Garoto - Ao leite


Energia Kcal

Carboidrato (g)

Proteína (g)

Lipídio (g)






Porção de 25g

134

15

1,2

7,5

Garoto - Serenata de Amor


Energia Kcal

Carboidrato (g)

Proteína (g)

Lipídio (g)






Porção de 25g

134

15

1,3

7,8

Lacta – Diamante Negro


Energia Kcal

Carboidrato (g)

Proteína (g)

Lipídio (g)






Porção de 25g

129

16

1,5

6,4

Lacta – Laka


Energia Kcal

Carboidrato (g)

Proteína (g)

Lipídio (g)






Porção de 25g

135

15

2,0

7,6

Ferrero – Ferrero Rocher de luxe


Energia Kcal

Carboidrato (g)

Proteína (g)

Lipídio (g)






Porção de 25g

145

12

1,6

10

Ferrero – Kinder Ovo Magic


Energia Kcal

Carboidrato (g)

Proteína (g)

Lipídio (g)






Porção de 25g

140

13

2,4

8,7

RG Nutri

28 março, 2010

Alimentos para Sua Memória

O cérebro funciona a todo vapor quando se capricha na escolha do cardápio. Saiba o que colocar na mesa para deixar sua memória mais afiada !!!

Onde foi parar a chave do carro? O que vim buscar aqui? De onde eu conheço aquela mulher? Se você já enfrentou esses "brancos" e concluiu que sua memória não está na melhor forma, antes de atribuir o fato à passagem do tempo ou à correria diária, reflita sobre suas escolhas à mesa. Estudos têm mostrado que a dieta equilibrada é fundamental para o bom funcionamento do cérebro. Cientistas do Human Nutrition Research Center on Aging (HNRCA), da Universidade Tufts, uma das mais renomadas instituições de pesquisa dos EUA, estão empenhados em mostrar que a alimentação adequada contribui para evitar o declínio das funções cognitivas e prevenir doenças degenerativas progressivas como Alzheimer, que ocasiona esquecimentos, dificuldade de raciocínio e alterações de comportamento. "Frutas, vegetais, sementes, nozes e grãos contêm diversos compostos que melhoram as conexões entre as células nervosas", avisa James Joseph, pesquisador do laboratório de Neurociência do HNRCA.

Trabalhos realizados no Brasil pela equipe do neurologista Cícero Galli Coimbra, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), não só confirmam a tese defendida pelos pares americanos, como já apontam inimigos e aliados do cérebro. Uma de suas pesquisas mostrou que a exclusão de carne da mesa e o acréscimo na ingestão de vitamina B2 favorecem a recuperação das funções motoras em portadores da doença de Parkinson, que afeta o sistema nervoso central e é caracterizada por tremores e rigidez muscular. Houve casos de 90% de melhora. Segundo o neurologista, carnes em geral produzem toxinas lesivas aos neurônios (veja quadro Atenção para esses vilões). Depois, a equipe verificou que uma dieta rica em colina, micronutriente derivado de um aminoácido encontrado fartamente na gema do ovo, não só estimula a atividade cerebral, como pode ser particularmente benéfico para a memória. Conheça melhor esse e outros alimentos que devem ter lugar garantido em suas refeições.

OVO
Um mix de ingredientes nota 10

É a principal fonte de colina, que não só participa da formação de novos neurônios, como ajuda a reparar as células cerebrais avariadas. Fora isso, constitui a matéria-prima da acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. "A colina favorece a função cognitiva e a melhora da depressão", informa a nutricionista Barbara Rescalli Sanches, da VP Consultoria Nutricional, em São Paulo. Comprovouse, ainda, que esse micronutriente é tão importante quanto o ácido fólico para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto. Uma gema tem cerca de 130 mg de colina.

Salmão, soja, fígado, germe de trigo e feijão trazem concentrações menores. Como se não bastasse, o ovo é fonte de proteína de alto valor biológico e ainda fornece diversas vitaminas do Complexo B, que facilitam a comunicação entre os neurônios.

PEIXE
Fama reconhecida

É verdade o que se ouve dizer.

O peixe alimenta o cérebro e a memória em particular. Ainda mais se for de águas frias, como salmão, sardinha, anchova, atum, arenque e cavala, por fornecerem ácidos graxos altamente benéficos, do tipo ômega 3, que tem reconhecida ação antiinflamatória. Um trabalho da Universidade Laval, no Canadá, demonstrou que eles protegem os neurônios contra os radicais livres, notórios destruidores de células. Nesse grupo de ácidos graxos destaca-se o DHA (ácido docosahexaenóico). Estudos populacionais conduzidos pela equipe de Ernst Schaefer, também do HNRCA, identificaram um risco 47% menor de desenvolver Alzheimer em indivíduos com taxas significativas de DHA por consumirem pelo menos uma porção de peixe por semana. Segundo o pesquisador, esse ácido graxo preserva as membranas dos neurônios, colaborando para a troca de informações entre eles.

Por fim, os peixes ainda fornecem a vitamina D, que contribui para a renovação dos neurônios.

ESTUDOS CORROBORAM O ANTIGO CONSELHO MATERNO: COMER PEIXE TODA SEMANA REALMENTE BENEFICIA A ATIVIDADE CEREBRAL


ATENÇÃO PARA ESSES VILÕES
Certos alimentos prejudicam a memória, favorecendo esquecimentos corriqueiros. A longo prazo, podem aumentar o risco de doenças neurológicas como Alzheimer.
AÇÚCAR: embora forneça energia rapidamente, esse efeito estimulante tem curta duração. Assim como outros alimentos com alto índice glicêmico (batata, massas e cereais refinados), os doces elevam a produção de insulina e desencadeiam outras reações químicas que agridem as células cerebrais.
CARNES: estimulam a produção de substâncias tóxicas para os neurônios. As formas mais críticas de preparo são o churrasco e a fritura. Mas nem o peito de frango grelhado escapa. O perigo aumenta se a dieta for pobre em vitaminas do complexo B. Daí crescem os níveis de homocisteína, um composto nocivo para o coração e também para o cérebro. Altas taxas constituem fator de risco para Alzheimer e Parkinson.
ÁLCOOL: além de causarem déficits temporários de memória, atenção e aprendizado, o álcool e outras drogas podem levar à morte de neurônios e prejudicar a formação de novas células cerebrais. Quanto maior o consumo, maior o perigo.
GORDURAS: as saturadas (provenientes de fontes animais) e, sobretudo, as do tipo trans, comprovadamente maléficas para o coração, podem ameaçar o cérebro. A propósito, o cientista James Joseph faz a seguinte comparação: "Há evidências de que tudo que faz bem para o coração faz bem para o cérebro e os demais órgãos". O inverso também é verdadeiro.

MAÇÃ
Reforço para a memória

O velho ditado inglês - uma maçã por dia mantém o médico longe - se aplica também ao cérebro. Ela é uma das principais fontes de fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais associados à memória, segundo estudos efetuados por Pamela Mahler e equipe do Instituto Salk, nos EUA. Na Universidade de Massachusets Lowell, foram feitas experiências com o suco de maçã: cobaias que ingeriram o equivalente a três copos diários se saíram melhor em testes de memória. Outras frutas ricas do fitoquímico são morango, pêssego, kiwi e uva. Ele também é achado na cebola e no espinafre.

FRUTAS VERMELHAS
Festival de antioxidantes

A amora mostrou-se capaz de reverter déficits de memória associados à idade, segundo pesquisadores do The Peninsula College of Medicine and Dentistry, no sudoeste da Inglaterra. Já o grupo de James Joseph, do HNRCA, nos EUA, obteve resultado semelhante fornecendo extratos de blueberry (mirtilo) a animais de laboratório. A reversão dos danos cognitivos é atribuída à presença de flavonóides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória porque protegem os neurônios. A equipe elaborou um ranking com as frutas mais pródigas nesses antioxidantes. Em ordem decrescente, são elas: mirtilo, ameixa preta, amora, framboesa, morango, cereja, abacate e uvas vermelhas. No caso, o morango também contém outro antioxidante de ponta, a vitamina C, encontrada ainda nas frutas cítricas, como laranja, limão, acerola e kiwi.

ATITUDES QUE FAZEM DIFERENÇA
Fora a boa nutrição, outros componentes do estilo de vida favorecem a massa cinzenta, segundo os especialistas em aprendizado e plasticidade cerebral, Corinne L. Gediman e Francis M. Crinella, autores do livro Deixe seu cérebro em forma (Editora Sextante, 2008):
1. Fique atento aos números. Meça a pressão arterial, dose o colesterol e o açúcar no sangue. Os mesmos cuidados que você toma para defender seu coração ajudam a preservar a memória e a acuidade mental.
2. Proteja-se das toxinas ambientais. Evite circular por locais poluídos em horário de rush ou consumir alimentos de origem duvidosa.
3. Mantenha-se fisicamente ativo. Os exercícios aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro, transportando oxigênio e nutrientes essenciais à sua atividade. Estudos ainda apontam aumento nas conexões entre os neurônios.
4. Controle o estresse. A exposição prolongada ao cortisol, hormônio liberado nas situações de tensão, prejudica as áreas cerebrais relacionadas à memória e ao aprendizado. Curta os amigos, ria mais, invista em atividades relaxantes.
5. Tenha um objetivo na vida. Quem desenvolve projetos pessoais, sentindo-se produtivo e necessário, demonstra maior capacidade de preservar o vigor mental.
6. Viva com paixão. Muitas pessoas realizaram seus sonhos na segunda metade da vida. Entre eles, o cientista Albert Einstein e o líder Nelson Mandela.
7. Cultive relacionamentos sociais. Conversar com outras pessoas é essencial ao nosso bem-estar. Já o isolamento aumenta o risco de doenças e depressão.
8. Aprenda habilidades novas. Nunca é tarde para quebrar a rotina e criar oportunidades de aprendizado. Leia, faça palavras cruzadas. Exercite seu cérebro.


BRÓCOLIS

Nutrientes essenciais

Vegetais de folhas verde-escuras , como brócolis e espinafre, são as principais fontes de ácido fólico, vitamina do complexo B necessária à formação do sistema nervoso do feto. Depois, participa de reações químicas que regulam a conexão entre as células nervosas e influenciam o desempenho cognitivo. Traz, ainda, porções generosas de antioxidantes. Mas não é o único. O ranking de vegetais e nozes ricos nesses compostos benéficos inclui alcachofra, nozes, aspargos, beterraba e espinafre. Também não se pode esquecer a cenoura e as demais hortaliças alaranjadas, fontes de outro antioxidante, o betacaroteno. Já o tomate colabora com o licopeno, mais um composto químico capaz de deter os radicais livres.


CEREAIS INTEGRAIS

Seleto estoque de vitaminas

O principal mérito desses grãos (aveia, arroz integral, cevada) e massas à base de trigo integral é colaborar para que a troca de informações entre os neurônios ocorra sem sobressaltos, o que auxilia também a memória. Isso acontece por serem ricos em vitaminas do complexo B, notadamente ácido fólico e vitamina B6. Outras fontes importantes de vitaminas desse grupo são carnes, peixes, leite e derivados, soja, feijão, nozes e sementes.


AZEITE DE OLIVA


Gordura do bem

É uma escolha importante para quem pretende fortalecer a memória, recomenda a nutricionista Maria Claudia Ortolani, do Grupo de Nutrição Humana (Ganep), de São Paulo. Vários motivos contam pontos a favor do azeite. Ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que integram a membrana das células nervosas e aceleram a transmissão de informação entre elas. Outras fontes são o óleo de canola e a linhaça. Para completar, o azeite extravirgem ainda fornece dois antioxidantes, que exercem efeito neuroprotetor: os polifenóis e a vitamina E (disponível também em outros óleos vegetais, como o de girassol, amendoim e milho, além do abacate e das nozes).

Importante é equilibrar

Antes de se empolgar com as últimas descobertas, saiba que não adianta exagerar no consumo de um alimento e descuidar dos demais, fazendo refeições mal planejadas. Mesmo porque todos os nutrientes têm seu valor para o cérebro. Os carboidratos trazem a glicose, principal combustível para a atividade desse órgão nobre. As proteínas fornecem a matéria-prima para a produção de neurotransmissores, mensageiros químicos que transmitem informações entre os neurônios. E as gorduras entram na composição das membranas celulares, o que diz respeito também aos neurônios. E, além dos antioxidantes e vitaminas já citados, uma boa alimentação fornece minerais úteis ao sistema nervoso, como o ferro (encontrado nas carnes e leguminosas), que leva oxigênio à massa cinzenta, e o zinco, que evita a degradação e o envelhecimento dos neurônios (as fontes são carne, frango, peixe, cereais integrais, feijão, soja e lentilha). O segredo é seguir uma dieta completa e equilibrada, que forneça todos os nutrientes necessários à saúde, pois, assim, não só a memória, mas todo o organismo consegue funcionar adequadamente.


Viva Saúde

26 março, 2010

Etiqueta é bom em qualquer lugar!

Quem disse que academia de ginástica é terra sem lei? Pode parecer redundante, mas educação não faz mal a ninguém, seja na musculação, no jump, no spinning ou mesmo nas lutas. Por causa da descontração impressa nas academias, muita gente erra na dose e acha que pode fazer o que quiser. Será? Dê uma espiada no pequeno manual que preparamos.

Uma das queixas mais constantes nas academias é o bate-papo entre as séries de um único aparelho enquanto algumas pessoas aguardam para usá-lo. "A solução é preparar os professores para oportunizarem o revezamento de equipamentos através de abordagem específica e gentil", orienta Vilmar dos Santos Villas, gerente técnico de ginástica da academia paulista Cia Athletica, unidade Brooklin, que completa: "Na nossa academia isso acontece raramente, devido ao acompanhamento inicial do professor com o aluno, que é instruído para respeitar pausas entre as séries religiosamente. E, nesses intervalos, há possibilidade de revezar se necessário".

Como é um lugar de convívio, é possível fazer amigos. Para ser agradável, varie o papo. Existe algo mais chato do que aturar conversas monotemáticas o tempo inteiro? Esqueça os temas batidos como dietas e exercícios. Academia não é o lugar ideal para as investidas amorosas, mas se rolar, tudo bem. Só evite ficar alugando quem não está a fim. Caso force a barra, será inconveniente.

Observar o tipo físico das pessoas também não é nada legal. Seja discretao (a). Cochichar, então, nem pensar. E não é porque você tem um bom relacionamento com os outros frequentadores que vai poder meter a colher em tudo. Não dê palpites no treino alheio, para isso existem os professores.

Para que você não passe por uma saia justa no ambiente da malhação, preste atenção às dicas da consultora de etiqueta Sofia Rossi.

1) Não monopolize os aparelhos - "Se a academia estiver cheia, limite-se ao necessário e dê a vez para outra pessoa", ensina Sofia.

2) Não exponha a sua intimidade - Ver alguém andar nu (a) pelo vestiário é motivo de constrangimento para algumas pessoas. E, de fato, ninguém é obrigado a ver as pessoas como vieram ao mundo.

3) Não grite - Homens adoram gritar enquanto levantam peso. E não é nada legal. "Esse é o típico comportamento observado nas pessoas que fazem tudo para aparecer. É melhor ignorá-los e se a situação persistir, fale com a secretaria da academia", orienta a consultora. Outros ruídos devem ter limite. "Não ouça o seu MP3 em volume exagerado. Há quem use deste artifício para não ser incomodado. Mas lembre-se: os ruídos, além de desnecessários, desconcentram os outros", completa.

4) Não fale alto ao celular - "Use-o apenas em caso de última necessidade e, se o fizer, não fale em voz alta", ressalta Sofia. O volume da voz deve permanecer baixo também nas conversas presenciais.

5) Não embarque na fofoca - "Evite fofocas e falar de outros frequentadores para não arrumar inimizades. Nada como ser discreto", pondera a consultora.

6) Não exagere no visual – "As roupas devem ser confortáveis, confeccionadas com tecidos que favoreçam a transpiração e proporcionem boa mobilidade, como o algodão. Não vale a pena desfilar com uma roupa dois números abaixo do ideal", lembra Sofia. "Deixe os acessórios que não combinam com a academia guardados, podem atrapalhar você. Os cabelos devem estar preferencialmente presos, pois, com o suor, podem ficar grudentos", acrescenta. Maquiagem é dispensável. Um batonzinho está de bom tamanho. Você não está em uma passarela.

7) Não deixe vestígios - Limpar os aparelhos após o uso é sinal de senso de coletividade. "Algumas academias disponibilizam álcool. É uma gentileza para o próximo usuário, deixá-lo limpo", alerta Sofia.

8) Não espalhe seus pertences - Organização é tudo, inclusive na academia. É bom evitar espalhar suas coisas: toalha, garrafinha de água. "A academia é ambiente descontraído, mas isso não nos permite fazer extensão de nossa casa. Objetos pessoais devem ser mantidos sempre por perto", ensina a especialista.

9) Não esqueça a ducha - Há quem não tome antes da malhação, já que vai suar... Mas a ducha é indispensável. Principalmente se você vai entrar na piscina. Existem regrinhas para não errar. "No banho, é imperdoável esquecer roupas íntimas penduradas no chuveiro ou no chão. Pedir coisas emprestadas, nem pensar. Não se esqueça de levar o seu próprio sabonete, shampoo, escovas etc.", avisa Sofia. Economize água e não deixe embalagens vazias dentro do box. Fios de cabelo no ralinho também são o fim. Abaixe e limpe.

10) Não erre a mão no perfume - O melhor é usar algo com cheiro discreto. Ninguém merece ser invadido por odores "marcantes" às oito da manhã e ficar com aquele cheiro no nariz o dia inteiro. "Dê preferência a colônias e evite os perfumes fortes", diz a consultora. Não esqueça do prazo de validade dos desodorantes.

Bem Leve

25 março, 2010

Gordura que queima caloria????

Pesquisadores do Centro do Diabetes de Joslin demonstraram que os adultos possuem um tipo de “gordura boa” chamada de gordura “marrom”, que antigamente acreditava-se existir apenas durante o período da infância.

Ao contrário da gordura branca, que armazena energia, a gordura marrom ativa a queima de calorias e serve como fonte de energia. A gordura é realmente marrom, pelo fato de ser preenchida por mitocôndria, parte da nossa célula que contém ferro, que confere a tal coloração ao tecido. A existência da gordura “marrom” em adulto significa, portanto, que este é um importante fator para o auxílio no tratamento da obesidade. A esperança é que os cientistas encontrem uma maneira segura de “ativar” a gordura marrom, facilitando a perda de peso através do aumento da queima de calorias. Estes achados foram publicados no The New England Journal of Medicine, em 9 de abril de 2009.

A obesidade é o principal fator de risco para a diabetes do tipo 2. O fato de haver a gordura marrom em adultos significa um novo e importante alvo para o tratamento dessas doenças. De acordo com os pesquisadores, a idéia por trás da nova terapia seria encontrar uma maneira estimular o crescimento da gordura “marrom” auxiliando o controle de peso e melhorando o metabolismo da glicose. Se fosse desenvolvida uma droga que estimulasse, de fato, este crescimento, seria a primeira droga contra obesidade a agir sobre o gasto de energia e não sobre o apetite.

A quantidade de gordura marrom pode ser influenciada por uma variedade de fatores, tais como a idade, os níveis de glicose e, o mais importante, o estado nutricional do individuo. Sabe-se que a quantidade dessa gordura é maior em indivíduos mais novos. É maior e mais ativa, também, em temperaturas mais frias, mantendo seu papel na queima de energia para geração de calor. A gordura marrom é também mais comum em adultos magros e com níveis normais de glicose no sangue. O interessante é que indivíduos com sobrepeso e obesos, considerando a classificação pelo Índice de Massa Corporal (IMC), possuem menores quantidades dessa gordura. Idosos e pacientes que consomem beta-bloqueadores também parecem apresentar a gordura marrom menos ativa.

Cientistas creem que aumentando a habilidade para medir a quantidade e a atividade da gordura marrom em humanos, passaremos a entender melhor o seu papel na fisiologia e seu potencial como tratamento da obesidade e outras doenças metabólicas.

RG Nutri

22 março, 2010

O Sentido do Paladar

Nosso modo de vida atual obedece de forma geral às regras da globalização, que nos tem imposto novas formas de consumo alimentar, novos padrões alimentares e aportes nutritivos, que inclusive, tem influenciado o paladar. É comum, atualmente encontrar crianças pequenas que já têm um paladar totalmente adaptado ao sabor doce, graças à grande quantidade de açúcar adicionada aos alimentos industrializados.

Muito antes e além de se constituir como uma das formas de disseminação cultural, a alimentação é uma necessidade fisiológica, e muitas vezes o alimento está relacionado a rituais e cerimoniais que marcam fases da vida, datas comemorativas e conquistas. Isso faz do paladar, o sentido responsável por distinguir tantos os sabores dos alimentos, mas também um sentido relacionado à memória afetiva.

O paladar é um sentido químico, que juntamente com o olfato, está entre as capacidades mais primitivas do Sistema Nervoso Central, ambos relacionados às funções neurais e comportamentais. Estes dois sentidos trabalham juntos na identificação do gosto das substâncias, motivo pelo qual doenças ou deficiências que afetem o Sistema Olfatório, como gripes e resfriados, prejudicam também o paladar. São eles também que nos permitem distinguir alimentos indesejáveis por estarem deteriorados ou mesmo envenenados dos alimentos apropriados e naturalmente nutritivos.

Os botões gustativos, localizados principalmente na língua mas em toda a boca, são os principais responsáveis pela função do paladar graças à presença de centenas de corpúsculos gustativos em cada um deles. Mas além deles e de uma adequada função olfativa, outros fatores influenciam a experiência gustativa, como a textura do alimento, sua temperatura e determinadas substâncias presentes nele que estimulam diferentes terminações. Porém, ainda não se sabe exatamente quais substâncias químicas específicas estimulam os receptores gustativos, apesar de 13 possíveis receptores já terem sido identificados.

Apesar de uma pessoa conseguir perceber centenas de diferentes sabores, seu sistema biológico não é capaz de discriminar substâncias individuais presentes nos alimentos, agrupando toda a informação gustativa recebida em alguns padrões de resposta, que resultam nas quatro sensações gustativas primárias: ácido, salgado, doce e amargo. Além destes, existe também o sabor umami, um sabor único, apresentando por determinados aminoácidos, e que pode ser exemplificado pelo glutamato monossódico. Até há pouco tempo, porém, não havia consenso se este também deveria ser considerado como um dos sabores primários.

As sensações gustativas são identificadas em diferentes regiões da língua, como mostra a figura a seguir, graças à presença de botões gustativos específicos.

É importante ressaltar que mesmo essas regiões sendo as principais para identificar os sabores primários, os botões gustativos têm a capacidade de serem estimulados por até quatro estímulos gustativos ao mesmo tempo, o que propicia a diversidade de sabores. Além disso, os botões encontram-se também, em menor número, espalhados pela boca, permitindo que a detecção dos sabores ocorra, ainda que de maneira mais discreta, em outras regiões além das demonstradas na figura.

Apesar de o paladar ser um sentido intrínseco ao ser humano, existe situações em que o mesmo encontra-se prejudicado. Isso ocorre em indivíduos que possuem insensibilidade gustativa, que se traduz numa incapacidade de distinguir determinados sabores, e também entre os idosos, já que, com o avançar da idade ocorrem alterações funcionais no aparelho digestório e na percepção sensorial e perda de corpúsculos gustativos. A perda gustativa é maior para os sabores salgado e amargo, levando o idoso a frequentemente acrescentar mais sal, mais açúcar e condimentos ao alimento.

A perda ou os danos à função gustativa poder ser preocupante devido à função protetora exercida por este sentido, à medida que auxilia na rejeição de alimentos potencialmente perigosos. Por outro lado, o paladar também é bastante adaptável, e os estímulos ao ambiente, bem como certas necessidades nutricionais e/ou fisiológicas, podem influenciar decisivamente nas preferências gustativas, e consequentemente na dieta do indivíduo.

Sendo assim, é de extrema importância para uma alimentação saudável estimular o paladar a detectar os sabores “originais” dos alimentos, principalmente na infância, para que seja menor a necessidade de acréscimo de açúcar, sal e condimentos industrializados em geral. Experimente sucos sem açúcar, saladas sem sal e sinta o gosto que os alimentos realmente têm o que muitas vezes pode ser uma surpreendente descoberta. Bom apetite!

RG Nutri

16 março, 2010

Esportes de Longa Duração: Como Fazer a Recuperação Nutricional?

Modalidades como corrida, ciclismo, travessias e triathlon, por apresentarem treinos e competições prolongadas, requerem cuidado especial com relação a nutrição, e essa pode representar a chave para o sucesso do atleta.

Em exigências prolongadas, as reservas musculares de glicogênio encontram-se em constante queda e, sem uma rápida e eficiente reposição, pode ocorrer a queda de performance e até mesmo fadiga. Trabalhos mostram que as reservas de glicogênio são suficientes para suportar 60 minutos de atividade, podendo chegar a 90 minutos em menores intensidades.

Dessa forma, após uma hora de atividade é fundamental que ocorra a reposição carboidratos. Segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (2003), a proporção ideal deve ser de 30 a 60 gramas por hora. Essa reposição pode acontece sob a forma de alimentos ou suplementos, e esses devem ser de fácil digestibilidade e uso para a prática esportiva, de forma a não promover a interrupção da prática e não atrapalhar a prova ou treinamento.

A escolha da reposição ideal varia de acordo com o tipo de exercício: para ciclistas, por exemplo, pode-se armazenar na bicicleta ou na parte traseira da camisa géis de carboidratos, barras energéticas, bisnaguinhas, bolachas simples, banana, entre outros. As garrafinhas devem estar cheias de bebidas esportivas nos treinos longos. Na corrida a forma mais prática de reposição é o gel de carboidrato, que deve preferencialmente ser ingerido com água, ou bebidas esportivas, que podem estar disponíveis. Já na natação pode-se deixar bebida esportiva, gel ou alimentos ricos em carboidratos próximos à piscina, de forma a se ingerir durante a prática.

Outra grande preocupação em treinos longos é a hidratação. O suor é a forma que o corpo encontra de dissipar o calor, evitando o aumento acentuado da temperatura do corpo, o que prejudicaria o desempenho físico. Porém, juntamente com o suor, são perdidos alguns eletrólitos importantes (sódio, potássio e cloreto).

Dessa forma, as bebidas esportivas mostram-se eficazes na hidratação, por conterem nutrientes e eletrólitos específicos, além de auxiliarem na regulação da temperatura corporal.

A reposição hídrica adequada durante o exercício deve ser de 150 a 200ml a cada 15 a 20 minutos, a partir dos 15 primeiros minutos de prova. Após uma hora de prática esportiva e em dias quentes, os eletrólitos devem ser consumidos juntamente com a água.

RG Nutri

15 março, 2010

Batata Saudável

A batata, por ser um tubérculo, fornece carboidratos (amido) para o nosso organismo. Além disso, contém diversos nutrientes como vitaminas e minerais. A batata inglesa, por exemplo, tem vitaminas C e do complexo B, potássio, ferro, magnésio e zinco. Quando ingeridas com casca, são um prato rico em fibras. Já a batata doce é excelente fonte de beta-caroteno (vitamina A).

Boa para a saúde? Sim, mas não devemos abusar. Afinal, ela tem grande quantidade de carboidratos e de calorias. O ideal é não excluir a batata do cardápio, por ser um alimento rico, pensando que vai engordar. Inclua o tubérculo em uma alimentação equilibrada e seu corpo vai sentir apenas os benefícios.

Além de equilibrar as quantidades, é fundamental combinar a batata com vegetais ricos em fibras. Isso porque ela é um alimento de alto índice glicêmico, ou seja, é absorvida de forma muito rápida pelo organismo, resultando em maior acúmulo de gordura, menor tempo de saciedade e, consequentemente, fome. Com a presença das fibras, o índice glicêmico é reduzido, tornando melhor o aproveitamento da energia acumulada e matando a fome de verdade.

Por ser rica em carboidratos, é importante não misturar, na mesma refeição, a batata com outras fontes deste nutriente, como: macarrão, arroz, feijão, farofa, grão de bico, lentilha, entre outros. Além disso, a forma de preparo pode aumentar o valor calórico do alimento. Cozinhar e assar são as melhores maneiras para não adicionar calorias ao prato.

Bem Leve

12 março, 2010

Afinal, qual suco é melhor ???

Você ainda tem dúvida sobre qual suco é a melhor opção (especialmente quando a possibilidade de preparar uma bebida fresquinha com frutas in natura é remota)? Confira os esclarecimentos de experts no assunto e entenda os benefícios, características e “poréns” do suco natural, o néctar, o suco de caixinha e a polpa congelada.

Suco natural


O QUE É: o líquido que vem do esmagamento da fruta. De acordo com a legislação brasileira, a maioria dos sucos não pode conter água para pertencer à categoria. “Isso só não vale para os sucos feitos de frutas tropicais, como pitanga, tamarindo, caju, cupuaçu. Neste caso, sem adicionar água não é possível extrair o suco”, observa o coordenador geral de vinhos e bebidas do Ministério da Agricultura, Helder Moreira Borges.

CONTRAS: em termos de composição nutricional rica em vitaminas, o suco é sempre campeão. “Mas, por ser mais concentrado, tem mais calorias, o que pode ser ruim para quem precisa emagrecer. Além disso, algumas frutas têm índice glicêmico alto, o que dificulta o controle da diabete. Este é o caso de uva, pêssego, goiaba e laranja. Prefira manga”, indica o médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Abran).


Néctar


O QUE É: já ouviu a expressão ‘néctar dos deuses’? Ela tem um sentido muito positivo. É por isso que o governo estuda outra nomenclatura para classificar este tipo de bebida. “O nome sugere que o néctar é superior ao suco, o que não é verdade”, diz Moreira Borges, do Ministério da Agricultura. “Néctar significa doce. É uma bebida que já vem adoçada e diluída em água, pronta para consumir”, diz Vera Barral, do Idec.

CONTRAS: O teor de polpa é menor do que no suco. “No néctar, coloca-se de 20% a 30% de polpa, o resto é água e açúcar”, diz Ribas Filho, da Abran. Além disso, os produtos nacionais ainda não trazem no rótulo o volume de açúcar. “A dica é escolher frutas pouco ácidas, que precisem de menos açúcar. O néctar de limão sempre levará mais açúcar do que o néctar de banana ou goiaba, naturalmente doces”, lembra o pesquisador Rogério Tochinni, consultor técnico do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).


Bebida de fruta (em caixinha)


O QUE É: Também aparece no mercado com o nome de refresco de fruta. “É a bebida com a menor concentração de fruta da categoria. Pode ser até levemente gaseificada”, detalha Vera Barral. “Cerca de 8% de sua composição corresponde à polpa de fruta”, frisa o médico Ribas Filho, da Abran.

CONTRAS: Nesta versão está liberado o uso de corantes artificiais - substâncias proibidas tanto no suco como no néctar. “Alguns são especialmente nocivos para as crianças, pois podem provocar alergias”, salienta Vera. “Por outro lado, costumam ser menos calóricos, o que favorece adultos que precisam controlar o peso”, completa Ribas Filho.


Polpa congelada


O QUE É: Suco ou néctar de fruta vendida em porções individuais, em saquinhos. Em geral, é batida com água no liquidificador. “Se não tiver açúcar, é boa opção”, indica Vera.

CONTRAS: Para o consumo fora de casa, a preocupação é com a qualidade da água. “Se ela for ruim, clorada, altera o sabor do suco. Prefira a mineral”, diz Tochinni, do Ital. “O mecanismo de conservação é rústico, com difícil comercialização e transporte. No processo de congelamento a fruta perde algumas propriedades nutricionais , fica mais suscetível à oxidação”, explica Ribas Filho.


Desidratado


O QUE É: Conhecido como suco de pozinho, para diluição em água, embora não devesse ser chamado de suco. É bastante artificial. “Para cada 100g de produto seco (pó) há só 1g de polpa de fruta - o que equivale ao teor de um refrigerante à base de fruta”, compara Tochinni, do Ital.

CONTRAS: Nem todas as frutas podem ser convertidas em pó com facilidade. “Essa questão limita um pouco a diversidade de sabores. Além disso, não me lembro de ver suco integral em pó, apenas bebidas com baixíssima quantidade de polpa”, completa Tochinni.


Orgânico


O QUE É: Feito a partir de frutas cultivadas sem agrotóxicos. “Quando você compra um orgânico, leva mais do que um produto, compra uma filosofia de produto. Não é só um item que não recebeu defensivos agrícolas no plantio. Também há condições de trabalho adequadas para quem está envolvido na produção e um mecanismo de transporte e distribuição que respeita o meio ambiente. Para crianças, mais sensíveis aos agrotóxicos, são bem-vindos”, diz Tochinni, do Ital.

CONTRAS: Como não levam conservantes, tendem a durar menos que itens tradicionais e costumam ser mais caros.

Dieta-nunca-mais

O que que o Abacate tem ???

Valores Nutricionais

Porção: 100 g
Kcal: 162.0
Carboidrato: 6.4g
Proteína: 1.8g
Lipídeos: 16g
Colesterol: 0
Fibras: 2g

O que realmente caracteriza o abacate é o seu rico conteúdo em gordura, 8,8g% no abacate roxo, 15,8g% no abacate Guatemala, de 16 a 18,5g% no abacate comum.

Aproximadamente 89% do calor energético do abacate provém desta gordura assim distribuída: 3,7g de gordura saturada, 8,3g de gordura mono-insaturada e 6,5g de gordura poliinsaturada e quantidades ínfimas de colesterol (14mg%).

O abacate, em comparação com outra fruta, tem valor energético considerável devido ao seu alto teor de gordura. Aproximadamente 162 calorias por 100 gramas, ou seja, o dobro da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã ou abcaxi, mais de três vezes e meia o da laranja. O abacate também tem alto conteúdo em proteínas e em sais minerais em relação a outras frutas.

Efeitos exóticos do abacate

AFRODISÍACO

Acredita o povo que a polpa do abacate tenha poderes afrodisíacos.

No caroço, concentra-se parte da força libidogênica do abacate.

O macerado dos caroços preparado com vinho branco, como seu extrato fluido, são considerados como bons afrodisíacos.

DOR

Do abacate se extrai um azeite muito bom para combater localmente a dor reumática e a dor da gota.

DIURÉTICO

O chá da folha do abacateiro tem a fama de ser diurético e carminativo (que elimina gases intestinais).

AÇÃO INTESTINAL

O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria.

Retirado de: RG Nutri

11 março, 2010

O Desjejum do Desportista

A alimentação matutina é muito importante para abastecer o organismo para o dia que se segue. Durante a noite, o corpo continua trabalhando e ao acordar as reservas de combustíveis estão diminuídas. Para o esportista, além desta refeição estimular o metabolismo, essa necessidade é ainda maior, pois trata-se do fornecimento dos nutrientes necessários para a recuperação muscular pós-treino ou para a formação de estoques que garantirão energia para a prática esportiva que ainda está por acontecer.

O café da manhã não precisa necessariamente ser uma grande refeição, mas sim uma porção de nutrientes capaz de estimular o metabolismo e fornecer nutrientes para as diversas funções específicas do momento. Com relação ao volume calórico, esta refeição deve conter no mínimo 15% das calorias necessárias para um dia. Se as necessidades diárias do esportista são de 2000 Kcal, por exemplo, o café da manhã deverá conter aproximadamente 300Kcal. Este volume percentual pode chegar a 25%, dependendo da exigência do treino e do horário da próxima refeição.

O critério de escolha para os alimentos no café da manhã é baseado na função que desempenha cada nutriente. Os cereais, pães e biscoitos são boas fontes de carboidratos e por isso fornecem energia; o leite, queijo e outros derivados são fontes de proteínas, que regulam a formação de hormônios, anticorpos e são responsáveis pela formação e manutenção das nossas células, fornecendo ainda cálcio, mineral importante na formação e manutenção do tecido ósseo e na contração muscular; as fibras das frutas e dos cereais integrais favorecem a motilidade intestinal, evitando a obstipação ou prisão de ventre e controlando a absorção de nutrientes.

Os esportistas que têm o hábito de treinar pela manhã, logo após acordar, nunca devem o fazer em jejum. A melhor opção é um lanchinho leve antes do treino (ex: 2 torradas e 1 um copo de suco), deixando para tomar o café da manhã após o treino. Este pode ser formado por uma fonte de carboidrato (bolachas, pães, cereais), uma de proteína (leite, iogurte, queijo) e uma fruta. O excesso de gordura pode atrapalhar o desempenho no exercício, por isso é melhor optar por alimentos desnatados.

Algumas sugestões de café da manhã para o esportista

  1. Granola com iogurte e frutas
  2. Sanduíche de pão integral, queijo branco, peito de peru e suco de laranja
  3. Pão francês com queijo branco, leite com café e mamão papaya
  4. Banana com iogurte, aveia e mel
  5. Cereal com leite e morangos
Retirado de: RG Nutri

10 março, 2010

Nutrição X TPM

A tensão pré menstrual é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que causa sofrimento em grande parte das mulheres. Sendo assim, ela pode ser conceituada como a ocorrência repetitiva de uma série de alterações físicas, do humor, cognitivas e comportamentais tendo a presença de queixas de desconforto, irritabilidade, depressão ou fadiga, normalmente acompanhadas de intumescimento e sensação dolorosa dos seios, abdome, extremidades, além de cefaléia (dor de cabeça) e compulsão por alimentos ricos em carboidratos.

A tensão pré menstrual pode ser dividida em quatro categorias:

  • Ansiedade pré menstrual: que é caracterizada pela elevação dos estrogênios e baixa da progesterona no sangue, sendo os sintomas, ansiedade, irritabilidade, insônia e depressão.
  • Desejos alimentares pré menstruais: são caracterizadas por uma evidência de hipoglicemia reativa, sendo os sintomas, desejo de comer doces, aumento do apetite, cefaléia, palpitações e cansaço ou sensação de desfalecimento.
  • Depressão pré menstrual: é caracterizada pelo aumento dos níveis de progesterona mais tarde no ciclo menstrual e possível aumento dos hormônios masculinos (andrógenos). Os sintomas são depressão, esquecimento, confusão e letargia.
  • Retenção hídrica pré menstrual: caracterizada pela retenção de sódio e possivelmente elevação da aldosterona (hormônio que afeta a retenção de líquido). Os sintomas relacionados são ganho de peso acima de 1,4 kg, congestão de mamas, distensão abdominal e edema da face e extremidades.

Muitas condutas nutricionais são discutidas e estudadas com o objetivo de minimizar os sintomas da TPM. Um deles parece estar relacionado aos níveis de cálcio sérico. Supõe-se que uma ingestão aumentada de cálcio poderia prevenir as alterações no humor e após o período menstrual. Assim, um copo de leite magro extra por dia parece ajudar na prevenção destas alterações de humor.

Um estudo recente feito na Inglaterra demonstrou que mulheres que ingeriam alimentos contendo soja apresentavam uma melhora em alguns sintomas da TPM, como, dor de cabeça, dores nas mamas e diminuição do inchaço.

Outros alimentos são estudados para a recomendação nutricional deste período, como se segue:

Vitamina B6 - Contra enjôo, cefaléia e irritabilidade. Boas fontes: arroz integral, germe de trigo, aveia, amendoim, nozes, batata, banana, salmão, atum, fígado de boi.

Proteína de soja – Parece diminuir sintomas como cefaléia, dores nas mamas e diminuição do inchaço. Boas fontes: alimentos enriquecidos com a proteína de soja como, sucos, bolachas, pães e barra de cereais ou a própria soja.

Vitamina E - Evita cefaléia, dores nas mamas e cólicas. Boas fontes: cereais integrais, noz, castanhas, azeite de oliva, azeitona, óleo de soja e de girassol, milho, gema de ovo, agrião.

Cálcio – Alivia as cólicas e nervosismo. Boas fontes: leite e derivados, vegetais e folhas verde escuro, como couve e brócolis.

Magnésio - Este mineral tem função complementar às funções do cálcio. São boas fontes de magnésio as folhas verdes escuras.

Ácidos graxos - Reduz irritabilidade e dores nas mamas. Boas fontes: óleo de peixe marinho e frutos do mar (ricos em ômega 6 e ômega 3). Excelentes fontes são salmão e atum.

Vale ressaltar que tais alimentos são indicados para amenizar os sintomas neste período, porém é importante também evitar o consumo de alimentos ricos em gordura, sal, (embutidos e conservas), açúcares e alimentos com alto teor de cafeína (café, chá preto e mate, coca-cola e guaraná), pois são agravantes do quadro.

Retirado de: RG Nutri