30 março, 2011

FDA analisa ligação entre corantes alimentares e hiperatividade

A FDA (agência que regula remédios e alimentos nos EUA) está analisando a ligação entre corantes encontrados nos alimentos do dia a dia e hiperatividade em crianças.
Em uma reunião de dois dias que começa nesta quarta-feira (30/03), um comitê consultivo da FDA irá decidir se os dados disponíveis relacionam os corantes à desordem.
O painel vai recomendar na quinta-feira (31) se a agência deve regular os corantes, fazer mais estudos sobre o assunto ou exigir rótulos melhores dos aditivos. Ainda podem recomendar que a FDA não faça nada.
A agência reguladora disse que até agora não existe nenhuma relação comprovada entre corantes e hiperatividade na maioria das crianças. Mas afirmou que em "certas crianças suscetíveis", a hiperatividade e outros problemas comportamentais podem ser exacerbados por corantes e outras substâncias nos alimentos.
Defensores da saúde pública concordam que os aditivos não parecem ser a causa principal da hiperatividade, mas dizem que os efeitos dos corantes em algumas crianças é suficiente para interdição das substâncias.
O FDA vai realizar a reunião em resposta a uma petição 2008 apresentada pelo grupo de defesa Centro de Ciência no Interesse Público para proibir oito corantes.
Michael Jacobson, diretor do grupo, disse na reunião de quarta que a única razão para os corantes nos alimentos é enganar os consumidores. Alguns fabricantes usam menos corantes nos mesmos alimentos vendidos na Europa, por causa de preocupação dos europeus com a hiperatividade.
"Corantes são geralmente usados para deixar junk food mais atraente para crianças, ou para simular a presença de uma fruta saudável ou outro ingrediente natural", disse Jacobson. "Apenas os fabricantes de corantes sentiriam falta dos aditivos nos alimentos."
Jacobson admitiu que proibir completamente as substâncias seria difícil, pedindo à FDA para pelo menos colocar advertências nos rótulos das embalagens dos alimentos.
Os cientistas e defensores públicos têm debatido o assunto por mais de 30 anos, com o crescente aumento do uso de corantes em alimentos. O painel consultivo vai peneirar uma variedade de estudos durante a reunião de dois dias, sendo que alguns apresentam mais de uma relação entre corantes e hiperatividade do que outros.
A indústria alimentar está alertando os consumidores a não apressar o julgamento. David Schmidt, presidente e CEO do International Food Information Council Foundation, um grupo da indústria alimentar, disse que os corantes ajudam os consumidores a aproveitar os alimentos por manter ou melhorar a aparência.
Sugerindo uma ligação entre os aditivos de cor e o transtorno de déficit de atenção em crianças "poderia ter consequências não intencionais, assustando desnecessariamente os consumidores sobre ingredientes seguros que são consumidos todos os dias", disse ele. 


Matéria retirada de Folha.com

29 março, 2011

Sempre quis saber- O que acontece no corpo de um BBB que sofre restrições alimentares?

Canais de televisão, sejam eles brasileiros ou do mundo afora, vêm destinando cada vez mais espaço na grade horária para os famosos reality shows, programas de TV que mostram as situações inusitadas da vida real. Desde o tradicional Big Brother Brasil, já em sua 11ª edição, até A Fazenda, novo sucesso da Rede Record, passando por Casa dos Artistas, No Limite, Hipertensão e Busão do Brasil, entre outros, uma coisa é comum: os participantes são rotineiramente colocados à prova em testes físicos e psicológicos extenuantes.

No BBB, por exemplo, os candidatos a milionário precisam conquistar o direito de comprar os seus alimentos do dia-a-dia. Na maioria das vezes, um grupo não consegue cumprir a missão da vez e, por isso, passa fome durante a semana, tendo que racionar a comida nas refeições. Daí surge a pergunta: o que acontece com o corpo de um brother ou sister cuja alimentação é restringida? Vamos dar uma espiadinha na ciência para descobrir.

“Essas restrições são idênticas tanto para participantes de reality show, como para quem passa por um jejum prolongado ou por uma greve de fome”, avisa, logo de cara, a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora clínica do Centro Integrado de Terapia Nutricional (CITEN), em São Paulo.

Quando ficamos muito tempo sem encher a barriga, o organismo começa a usar as reservas energéticas para manter suas atividades normais. O estoque de glicose, que fica no fígado e nos músculos, esgota-se de 8 a 12 horas após a última entrada de comidas com carboidrato, como os cereais e as massas. Mas jejuar por apenas três horas já pode culminar em hipoglicemia, uma baixa nos níveis de açúcar no sangue que geralmente causa tonturas, fraqueza e até desmaios.

Se continuar sem comer após o esvaziamento desses armazéns naturais, o brother passa a queimar gordura e proteína corporal, que se transformam em glicose. Em outras palavras, a musculatura vai se degenerando aos poucos para garantir a sobrevivência. No entanto, isso pode gerar irritabilidade e até prostração. O prolongamento exagerado do jejum também causa as doloridas cãibras musculares.
Como bem disse Dalai Lama, “os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois gastam o dinheiro para buscar saúde”. Ficar sem comer por um período de tempo grande não é saudável. Mesmo que você esteja disputando R$ 1,5 milhão de reais.


Matéria retirada do site Saúde é Vital

28 março, 2011

Chocolate e Diabetes: Uma parceria possível?

PÁSCOA!!! 

Tempo de celebrar a ressurreição de Cristo... e de consumir chocolates!!!!
 Os ovos de Páscoa são os atores principais desta festa! Tamanhos e recheios diferentes, amargo, ao leite, branco, com frutas, castanhas, mas quanto consumir desta guloseima sem afetar a glicemia? E o aumento do peso

O chocolate é altamente calórico e quando ingerido em grandes quantidades e de forma constante proporciona ganho de peso.
O consumo excessivo de chocolate (mesmo o diet) pode acarretar às pessoas com diabetes a elevação da glicemia. O chocolate diet é uma opção disponível, porém, também causa a elevação da glicemia a longo prazo. São isentos de adição de açúcar, entretanto, contém carboidratos e muita gordura.

O portador de diabetes deve estar atento na hora de escolher o chocolate que vai consumir, regular ou diet, lendo o rótulo e observando a quantidade de carboidratos para substituir pelo equivalente no plano alimentar, e preferir os que têm menor teor de gordura.
Uma armadilha seria entender que, por ser um chocolate dietético ou até mesmo sem adição de açúcar, ele pode ser consumido livremente. Chocolate dietético não é menos calórico do que o chocolate tradicional. Esses chocolates por não conterem açúcar na sua composição possuem mais gorduras, para compensar o sabor e alcançar a textura adequada. Desta forma, o produto torna-se ainda mais calórico que o chocolate comum. Portanto fique atento antes de se esbaldar na Páscoa!!!


Matéria retirada de SBD

25 março, 2011

Gaúchos lideram o ranking de obesidade no país

A saúde do coração dos gaúchos corre sérios riscos. O churrasco pode estar com os dias contados no cardápio. O Rio Grande do Sul está em primeiro lugar no ranking brasileiro de obesidade e sobrepeso. As doenças cardiovasculares decorrentes deste problema já podem ser consideradas como epidemia. Em 30 anos o Brasil pode se tornar o campeão mundial de doenças do coração, superando os Estados Unidos. Os dados foram divulgados pela Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (Socergs) segundo uma pesquisa realizada em julho de 2010 pelo Instituto Methodus.

Em Pelotas 115 pessoas foram entrevistadas. Deste universo, 40,2% estão com sobrepeso e 8,9% considerados com obesidade moderada. Índices esses que ultrapassam Porto Alegre, onde dos 400 entrevistados, 36,8% foram avaliados com sobrepeso.

Fatores de risco

Cinco são os fatores de risco ligados às doenças cardiovasculares: tabagismo, hipertensão, diabetes, sedentarismo e obesidade. Leivas afirmou que o fumo é o motivo principal de doenças do coração. Questionados sobre o consumo de cigarros 19,1% dos pelotenses se declararam fumantes. De acordo com Leivas, no Rio Grande do Sul a queda do consumo de tabaco é menor em relação a qualquer outro estado do país. Os homens ainda fumam mais que as mulheres. Entretanto o número de fumantes cresce entre os adolescentes. Em segundo lugar estão os maus hábitos alimentares. A carne vermelha e o excesso de sal também são grandes vilões nesses resultados.

Crianças obesas

"Criança gorda não é criança saudável. Os pais precisam aprender isso de uma vez por todas", explicou Leivas. Muito tempo em frente ao computador, à televisão e ao videogame, aliado a uma alimentação baseada em fast foods, salgadinhos, refrigerantes e doces, somados a pouca ou a nenhuma atividade física. O resultado disso são meninos e meninas com peso excessivo.

Matéria retirada de  Só Nutrição 

24 março, 2011

Sorvete de Leite Materno

Pessoal olha que idéia inusitada e que deu certo!!!
Uma loja londrina está vendendo uma sobremesa incomum: sorvete feito de leite materno.
A sorveteria moderninha Icecreamists afirma que o novo sabor, batizado de Baby Gaga, esgotou no primeiro dia de vendas. 

Ben Stansall/AFP
Cartaz na porta da sorveteria, em Londres; produto esgotou no primeiro dia de vendas
Cartaz na porta da sorveteria, em Londres

Para conseguir a matéria-prima, a loja colocou anúncios em um fórum de mães na internet, procurando mulheres dispostas a vender leite materno. Victoria Hiley, 35, foi uma das 15 que responderam. Todas elas foram submetidas a exames de saúde antes da "ordenha'.
Hiley trabalha com mulheres que têm dificuldades para amamentar. Ela acredita que se os adultos percebessem como o leite materno é gostoso, mães de primeira viagem estariam mais dispostas a amamentar seus bebês.
"O que pode ser mais natural e fresco do que leite materno? E qual é o mal em usar meu patrimônio para ganhar um dinheiro extra?"
Ela afirma que o sorvete "derrete na boca". Para o preparo, o leite é pasteurizado e misturado com favas de baunilha e raspas de limão. O doce vem numa taça de martíni e custa 14 libras (R$ 30).
Matt O'Connor, dono da Icecreamists, caracteriza o sorvete como "orgânico e totalmente natural". O empresário diz que algumas pessoas podem até sentir nojo. Ele, é claro, não. "Eu tomei um Baby Gaga hoje de manhã e estou ótimo."
A agência que regula alimentos na Inglaterra afirma que não há leis proibindo a venda de derivados de leite humano, mas que os produtos devem cumprir regras sanitárias básicas.

Matéria retirada de Folha

23 março, 2011

Dicas de Alimentação Durante o Tratamento de Câncer


Bom pessoal,
primeiro desculpem-me por desaparecer!!! rsrrs... andei um pouco ocupada e um tanto quanto atordoada, mas estou de volta. Hoje estou postando um material interessante que achei sobre um mal temido por todos: Câncer!

Quando você está tratando contra o câncer, seu corpo estará sobre ataque a todo momento, tanto do câncer como do próprio tratamento. Então é mais importante do que nunca cuidar da sua dieta para que você se mantenha forte durante esse período – o que não será fácil, porque sua vontade de comer será menor do que nuncar.

1. Mantendo a Força e a Energia

Radiação, cirurgia, quimio e o próprio câncer vão aumentar a demanda por proteína pedida por seu corpo, e a proteína é essencial para você se curar rápido. Carne, frango e peixes são grandes fontes de proteínas, mas muita gente têm dificuldade em ingeri-las durante o câncer. Como ajuda você também pode comer:

  • Ovos
  • Derivados do Leite
  • Feijão
  • Nozes e Castanhas

E não espere começar o tratamento para aumentar a proteína em sua dieta, uma cirurgia demanda muita proteína e seu corpo sairá bem mais forte de uma se tiver com a quantidade adequada de proteína no corpo.

2. Evitando a Perda de Peso

O problema mais comum na luta contra o câncer é a perda de peso. Seu corpo luta bastante contra o câncer mas sua vontade de comer despeca. E se a perda de peso for muito grande, seu médico pode se ver até obrigado a paralisar o tratamento. Além disso, você pode ter que usar uma sonda para alimentação caso não esteja ingerindo a quantidade necessária.

A dica aqui é comer comidas muito calóricas, a proteína já ajuda bastante, já que você não irá querer comer toda hora. Se a comida estiver com um gosto neutro tente colocar temperos mais fortes como a canela, alho e o orégano. De qualquer forma você precisará de muitas calorias, se uma pizza gordurosa ou um chocolate for a o que te faça engordar, você deve ir atrás deles.

Mas note que nem todos os câncers causam perda de peso, como o de mama por exemplo, então consulte seu médico antes para saber se você deve se preocupar com esse fator.

3. Lutando Contras as Náuseas

Remédios novos já ajudam bastante contra a náusea durante a quimeoterapia, mas cerca de 70 a 80% das pessoas ainda sentem essa sensação horrível. Que comidas podem te ajudar?

O gengibre é um dos melhores remédios e ajuda quase todas as pessoas. Outras comidas que também ajudam são aquelas ricas em amido, como o pão, bolacha, biscoitos, cereais, batatas e até o nosso conhecido arroz branco.

Cada pessoa reaje diferente com um tipo de comida, se os alimentos acima não te ajudaram, você terá que descobrir que alimento te deixa mais confortável, independente do que ele seja.

4. Ficando Hidratado

Grande causa das dores e problemas enfrentandos por quem está com câncer, inclusive as náuseas, são causadas pela desidratação do corpo.

Quem passa pelo processo de quimioterapia, deve tomar de oito a dez copos de líquido por dia, de preferência água. E se você tem vômitos ou diarréia, precisará tomar ainda mais água.

Qualquer tipo de líquido serve: água, suco e até bebidas esportivas. O café também é liberado, mas não conta para os copos de líquidos por dia, já o álcool deve ser cortado 100%.

5. Quais Comidas Evitar?

A resposta é simples: evite comidas que você não pode tolerar. Todo o resto pode ser consumido, a menos é claro, que seu médico diga algo diferente.

É claro que você ainda pode tomar alguns cuidados e consumir mais frutas e vegetais, que é sempre o ideal (em alguns tipo de câncer não é permitido a ingestão de alimentos crus, converse com seu médico sobre isso). Não se preoucupe com alimentos que estejam muito fora de sua dieta habitual, afinal você está em uma fase passageira mas você precisa passar por ela da melhor maneira possível.

Eu espero que nenhuma de vocês precisem adotar essa dieta um dia, mas se precisarem lembrem dessas dicas e tenham mais força do que nunca para superar esse inimigo ainda mais temido que os pneuzinhos.


Matéria retirada e adaptada Boa Dieta