29 junho, 2011

Alimentos industrializados e a depressão

Dieta rica em alimentos industrializados (biscoitos, salgadinhos, bolos etc.) pode elevar o risco de depressão. Em um estudo, foram analisadas as dietas de 3,5 mil funcionários públicos britânicos, divididos em dois grupos. Um grupo consumia alimentos integrais, frutas, legumes e peixe. Já o outro grupo consumia, em sua maioria, alimentos industrializados como sobremesas açucaradas, frituras, carnes industrializadas, cereais refinados e laticínios ricos em gordura. Foram levados em consideração fatores como sexo, idade, educação, atividade física, doenças crônicas e o hábito de fumar. Os especialistas concluíram que os pacientes que consumiam mais alimentos integrais apresentam 26% menos risco de desenvolverem a doença, enquanto que o grupo consumidor de produtos industrializados apresentou um aumento de 58% desse risco.

Matéria retirada de Só Nutrição

28 junho, 2011

Dica Rápida: Pimenta é Fundamental

A pimenta ajuda a melhorar a digestão, reduz o colesterol, contribui para emagrecimento (acelerando o metabolismo) e protege o corpo contra o câncer. Pesquisas revelam que a pimenta ajuda a reduzir a formação de coágulos no sangue e é vasodilatadora, melhorando a circulação sanguínea.  Possui seis vezes mais vitamina C que a laranja e também é rica em betacaroteno (molécula que se converte em vitamina A no corpo).
Apresenta em sua composição um nutriente chamado capsaicina, componente que participa do processo digestivo ajudando na quebra dos nutrientes. Desta forma, o corpo gasta mais energia com a digestão, axiliando na perda de peso.
Mas atenção: tudo em excesso pode causar danos á saúde!


Matéria retirada do site Só Nutrição

27 junho, 2011

Dicas de Inverno

No inverno há uma necessidade calórica maior para manter a temperatura do corpo, e ainda aumentar a resistência orgânica. Por isso, seu cardápio deve conter pratos com maior aporte calórico. Aqui vão algumas dicas:


  • Não abuse nas quantidades pois as calorias já são naturalmente altas, como nas sopas com mais cremes e queijos, nos fondues, e nos chocolates quentes, mas cuidado com o uso excessivo principalmente de achocolatados muito doces ou cafés com chantily;
  • Use e abuse das sopas de legumes no seu jantar; estas podem ser preparadas a base de vegetais e legumes cozidos. As folhas como agrião, espinafre e repolho podem ser base para os tipos mais leves. Use ervas para dar o sabor final e cenoura para dar consistência mais grossa;
  • Aproveite que o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corpórea e aumente a ingestão de lanches durante seu dia. Nas tardes de inverno não fique longos períodos sem comer e diminua o intervalo entre as refeições , fazendo pequenos lanches a base de queijos e pães ou uma porção de frutas secas com castanhas;
  • Continue, como no verão com uma boa ingestão de líquidos! É claro que a vontade de tomar um copo de água de não é a mesma, mas você pode optar por chás para esquentar o seu corpo Para manter peso ou até mesmo perdê-lo recomenda-se:
  • Substituir as frituras por cozidos, assados ou grelhados; ü Substituir molhos a base de maionese, creme de leite, margarina por aqueles a feitos a base de ervas;
  • Evitar doces, principalmente elaborados com chantilly ou creme de leite, por doces a base de frutas e de preferência consumir as frutas frescas, pois são mais saudáveis e menos calóricas;
  • Trocar o chocolate quente normal pela versão light com leite desnatado e achocolatado light ou até mesmo substituí-lo por chás;
  • As massas com molhos brancos ou muito elaborados, geralmente são muito calóricas. Para reduzir calorias é preferível as massas com molho simples de tomate; Uma boa opção para o molho branco é prepara-lo com leite desnatado e farinhas engrossantes.
  • Já existem no mercado as versões lights para foundes, são boas opções para quem quer reduzir calorias;
  • É importante lembrar, que o alimento mesmo na versão light deve se consumido moderadamente, não porque tem menos calorias que se pode comer o dobro.

Matéria retirada de RG Nutri

25 junho, 2011

Excesso de Peso pode Comprometer o Cérebro

Se você tem entre 35 e 60 anos e está com uns quilinhos a mais, fique atento. Segundo um trabalho recém-concluído pela Associação Americana de Neurologia, pessoas na meia idade com IMC acima de 25 apresentam um maior risco de desenvolver algum tipo de demência quando ficam mais velhas. No estudo, cerca de 8 500 irmãos gêmeos foram pesados quando estavam na meia idade e, trinta anos depois, submetidos a uma avaliação neurológica. Entre os que foram diagnosticados com doença de Alzheimer e demência vascular — aquela causada pelo entupimento de vários vasinhos no cérebro —, 39% possuíam sobrepeso e 7% eram obesos por volta dos 35 anos. Essa incidência foi 80% maior em relação às pessoas com IMC abaixo de 25.
Para a endocrinologista Claudia Cozer, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, a explicação deve estar nos problemas circulatórios que normalmente afetam quem está fora do peso ideal. “Quem é obeso ou está com sobrepeso tem tendência a apresentar um aumento nos níveis de colesterol, pressão e glicemia, o que compromete os vasos sanguíneos”, explica. Quando a circulação é prejudicada, os vasos cerebrais também são atingidos e, em caso de entupimento, deixam de irrigar os neurônios, facilitando déficits cognitivos. Além disso, há indícios de que os mesmos fatores por trás de males vasculares contribuam para o aparecimento do Alzheimer, mal que afeta a memória, o raciocínio e a localização no espaço.

Por que aos 40?
A partir dessa faixa etária ficamos mais sujeitos a alterações de pressão, gordura e açúcar no sangue por causa da queda no metabolismo. Ou seja, os processos que ocorrem dentro do organismo ocorrem de maneira mais lenta, facilitando o aparecimento de distúrbios circulatórios e dificultando um retorno aos padrões ideais.  Assim, fica mais complicado não só perder os quilos extras, como mudar os próprios hábitos, o que gera um círculo vicioso.
Mas cabe um recado a quem tem 40 anos ou mais e sofre para se livrar da gordura acumulada. “Emagrecer não é o mais importante. O ideal é manter-se ativo e adotar uma alimentação balanceada, rica em verduras, frutas e legumes”, esclarece Claudia. Portanto, quem quer garantir uma mente saudável depois dos 70, deve se levantar já da cadeira.
 
Matéria retirada de Saúde é Vital

24 junho, 2011

A Festa Junina

Comemorar o mês de junho é um costume antigo em várias regiões do mundo. Nos países católicos da Europa as festas juninas são uma tradição desde o século IV. O primeiro nome que receberam, "joaninas", foi em homenagem a São João (dia 24) e acabou sendo modificado ao longo dos anos. Os Santos, Antônio (dia 13) e Pedro (dia 29), também são festejados em junho, mas São João sempre teve mais devotos no continente europeu.
Por isso, a festa recebeu o nome dele. O ciclo junino envolve danças, comidas típicas, superstições, adivinhações, crendices, fé e muita animação.

De acordo com o livro “Ramo de Ouro” de James George Frazer, o mês de junho era a época do ano em que diversos povos (celtas, bretões, bascos, sardenhos, egípcios, persas, sírios, sumérios) faziam rituais de invocação de fertilidade para estimular o crescimento da vegetação, promover a fartura nas colheitas e trazer chuvas. No dia 21 ou 22 de junho, no Hemisfério Norte, o Sol atinge seu ponto mais alto no céu, ao meio-dia, caracterizando o dia mais longo e a noite mais curta do ano. 


As Comemorações Juninas no Brasil  

Na Europa, os festejos do solstício de verão (época em que o Sol parece deter-se e estacionar durante alguns dias, antes de voltar a aproximar-se de novo do equador) foram adaptados à cultura local, de modo que em Portugal foi incluída a festa de Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua, em 13 de junho. A tradição cristã completou o ciclo com os festejos de São Pedro e São Paulo, ambos apóstolos da maior importância, homenageados em 29 de junho.
Quando os portugueses iniciaram o empreendimento colonial no Brasil, a partir de 1500, as festas de São João eram ainda o centro das comemorações de junho. Mesmo que no Brasil essa época não seja caracterizada pelo início do verão (como nos países europeus), ela coincidia com a realização dos rituais mais importantes para os povos que aqui viviam, referentes às colheitas e à preparação dos novos plantios. Nessa época os roçados velhos, do ano anterior, ainda estão em pleno vigor, repletos de mandioca, cará, inhame, batata-doce, banana, abóbora e abacaxi, e a colheita de milho, feijão e amendoim ainda se encontra em período de consumo.

Por coincidir com a temporada da safra de produtos agrícolas genuinamente americanos, como milho, amendoim, batata-doce e mandioca, que eram cultivados pela população indígena, a festa junina brasileira é saboreada a partir desses ingredientes. Ao cardápio básico de nossas festas juninas também foram agregados produtos regionais como o pinhão sulino e as castanhas de caju e do pará. Os portugueses trouxeram a tecnologia como o forno de fazer farinha e costumes (modo de preparo dos pratos e temperos variados) que provocaram mudanças no processamento desses alimentos. As bebidas, por sua vez, acompanham o frio da época do ano, sendo representadas pelo tradicional quentão feito à base de pinga e gengibre e pelo vinho quente. 


Comidas e Bebidas Típicas (Humm que delícia!!!)

Dentre as preparações mais comuns das Festas Juninas por todo Brasil, destacam-se:
- Arroz doce
- Bolo de batata-doce
- Bolo de fubá
- Bolo de fubá cozido
- Bolo de macaxeira
- Bolo de milho
- Bolo de milho verde
- Broa de fubá
- Canjica ou munguzá
- Curau
- Cuscuz de milho
- Pamonha
- Pamonha com coco
- Pé-de-moleque
- Pé-de-moleque de rapadura
- Pipoca doce
- Pipoca salgada
- Sopa de milho verde
- Tapioca
- Para assar na fogueira:
- Quentão
- Vinho quente

Grande parte dessas preparações é caracterizada por um valor calórico elevado. No entanto, os seus ingredientes básicos geralmetes são muito ricos em nutrientes. Veja alguns deles:

- Amendoim (pé-de-moleque, paçoca): é o 2ª maior alimento produzido no mundo e apesar de ser classificado como um tipo de noz, é considerado uma leguminosa rica em vitamina C, potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco e fibras. No entanto, 100g deste nutritivo alimento possui nada menos que 500kcal!!!! Portanto, se não quiser engordar, manere na quantidade.

- Milho (canjica, fubá, pipoca são alguns de seus derivados): é um dos alimentos mais utilizados no Brasil destacando-se por elevado teor de vitamina A, C, folato, tiamina, potássio, ferro e fibras. Em todas as regiões do Brasil há, pelo menos, um prato típico preparado com ele.

- Batata doce: é uma excelente fonte beta-caroteno, o que ajuda a evitar certos tipos de câncer. Apesar de seu gosto adocicado, este tipo de batata apresenta quase a mesma quantidade de amido que as demais.

- Arroz doce: destaca-se por seu elevado poder energético.

- Pinhão: são sementes ricas em proteínas, minerais e vitaminas, além de serem ótimas fontes de ácidos graxos essenciais, cálcio e magnésio.

- Gengibre: sempre acompanhado do quentão nas festas juninas, é uma raiz muito utilizada para aliviar náuseas, calafrios e congestão de resfriados. Seu sabor picante é um dos atrativos de seu consumo.

- Vinho: conhecido por seu poder antioxidante.

Material retirado de RG Nutri