25 outubro, 2010

Diverticulite - Como Prevenir


Diverticulite é uma inflamação que se manifesta basicamente no intestino grosso. A mucosa do intestino é irrigada por vasos que atravessam a camada muscular, isso cria um ponto de fragilidade no músculo e, em determinadas condições, a mucosa pode formar uma hérnia, semelhante a um dedo de luva invertido: é o divertículo.

Nele pode penetrar e ficar retida pequena quantidade de fezes que recebe o nome de fecalito. Havendo condições favoráveis, bactérias também podem assentar-se nesse local.

A presença de numerosos divertículos no intestino recebe o nome de diverticulose. A diverticulite ocorre quando eles inflamam, podendo apresentar abscesso ou perfuração.

É provável que fatores dietéticos expliquem a freqüência maior dessa doença no mundo ocidental. Estudos mostram que a principal causa da diverticulose é a falta de fibras na dieta alimentar. As fibras ajudam a formação de fezes volumosas e macias que passam suavemente pelo trato intestinal e são eliminadas mais facilmente. Quando há pouca ou nenhuma fibra na dieta, a pressão dentro do intestino aumenta e facilita a formação de hérnias.

Outro fator que influi na formação de divertículos é a idade, pois o problema manifesta-se com maior freqüência em pessoas por volta dos 60 anos. Com o passar dos anos, a musculatura lisa do cólon vai perdendo a elasticidade e podem formar-se pequenas hérnias ou divertículos.

A maioria das pessoas que sofrem de diverticulite não apresentam sintomas. Outras apresentam um pequeno sangramento nas fezes. A melhor maneira de identificar a doença é consultar seu médico regularmente.

Problemas a curto/médio prazo:
Dor abdominal (geralmente do lado inferior esquerdo do abdômen)
Diarréia Cólicas
Alteração do hábito intestinal
Sangramento retal
Febre

Problemas a longo prazo:
Perfuração do intestino
Abscesso (excesso de pus no intestino)
Formação de uma fístula (lesão)

Depois de diagnosticado a diverticulose, inicia-se o tratamento clínico com medicação própria prescrita por médico, e uma dieta leve e até líquida pode ser necessária para a evolução do quadro por 72 horas. Geralmente, 80% desses casos evoluem para a cura e se não regredir pode haver indicação cirúrgica ou para drenagem do abscesso.

Em relação à ingestão de fibras, ainda não existe uma quantidade ideal, mas estima-se que um consumo de 10 a 20g por dia seria importante para prevenir e tratar a doença. Portanto, é importante o consumo de verduras, legumes, frutas, cereais integrais e outros alimentos ricos em fibras. Ingerir água também é fundamental para o melhor aproveitamento das fibras.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, é recomendado o consumo de 20 a 25g de fibras por dia. O “Food and Drug Administration”, recomenda o consumo de quatro porções diárias de fibras por dia, sendo 20 a 30g. Deve-se consumir aproximadamente 6g ou 25% do total de fibras em forma de fibra solúvel.

Seguindo o tratamento e adotando mais fibras na dieta, o prognóstico é excelente. Boa parte das pessoas com diverticulite não apresentam sintomas, e as hospitalizadas recebem alta de 2 a 4 dias após o início do tratamento.


Matéria retirada do site RG Nutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enfeite o blog com seu comentário !!