24 junho, 2011

A Festa Junina

Comemorar o mês de junho é um costume antigo em várias regiões do mundo. Nos países católicos da Europa as festas juninas são uma tradição desde o século IV. O primeiro nome que receberam, "joaninas", foi em homenagem a São João (dia 24) e acabou sendo modificado ao longo dos anos. Os Santos, Antônio (dia 13) e Pedro (dia 29), também são festejados em junho, mas São João sempre teve mais devotos no continente europeu.
Por isso, a festa recebeu o nome dele. O ciclo junino envolve danças, comidas típicas, superstições, adivinhações, crendices, fé e muita animação.

De acordo com o livro “Ramo de Ouro” de James George Frazer, o mês de junho era a época do ano em que diversos povos (celtas, bretões, bascos, sardenhos, egípcios, persas, sírios, sumérios) faziam rituais de invocação de fertilidade para estimular o crescimento da vegetação, promover a fartura nas colheitas e trazer chuvas. No dia 21 ou 22 de junho, no Hemisfério Norte, o Sol atinge seu ponto mais alto no céu, ao meio-dia, caracterizando o dia mais longo e a noite mais curta do ano. 


As Comemorações Juninas no Brasil  

Na Europa, os festejos do solstício de verão (época em que o Sol parece deter-se e estacionar durante alguns dias, antes de voltar a aproximar-se de novo do equador) foram adaptados à cultura local, de modo que em Portugal foi incluída a festa de Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua, em 13 de junho. A tradição cristã completou o ciclo com os festejos de São Pedro e São Paulo, ambos apóstolos da maior importância, homenageados em 29 de junho.
Quando os portugueses iniciaram o empreendimento colonial no Brasil, a partir de 1500, as festas de São João eram ainda o centro das comemorações de junho. Mesmo que no Brasil essa época não seja caracterizada pelo início do verão (como nos países europeus), ela coincidia com a realização dos rituais mais importantes para os povos que aqui viviam, referentes às colheitas e à preparação dos novos plantios. Nessa época os roçados velhos, do ano anterior, ainda estão em pleno vigor, repletos de mandioca, cará, inhame, batata-doce, banana, abóbora e abacaxi, e a colheita de milho, feijão e amendoim ainda se encontra em período de consumo.

Por coincidir com a temporada da safra de produtos agrícolas genuinamente americanos, como milho, amendoim, batata-doce e mandioca, que eram cultivados pela população indígena, a festa junina brasileira é saboreada a partir desses ingredientes. Ao cardápio básico de nossas festas juninas também foram agregados produtos regionais como o pinhão sulino e as castanhas de caju e do pará. Os portugueses trouxeram a tecnologia como o forno de fazer farinha e costumes (modo de preparo dos pratos e temperos variados) que provocaram mudanças no processamento desses alimentos. As bebidas, por sua vez, acompanham o frio da época do ano, sendo representadas pelo tradicional quentão feito à base de pinga e gengibre e pelo vinho quente. 


Comidas e Bebidas Típicas (Humm que delícia!!!)

Dentre as preparações mais comuns das Festas Juninas por todo Brasil, destacam-se:
- Arroz doce
- Bolo de batata-doce
- Bolo de fubá
- Bolo de fubá cozido
- Bolo de macaxeira
- Bolo de milho
- Bolo de milho verde
- Broa de fubá
- Canjica ou munguzá
- Curau
- Cuscuz de milho
- Pamonha
- Pamonha com coco
- Pé-de-moleque
- Pé-de-moleque de rapadura
- Pipoca doce
- Pipoca salgada
- Sopa de milho verde
- Tapioca
- Para assar na fogueira:
- Quentão
- Vinho quente

Grande parte dessas preparações é caracterizada por um valor calórico elevado. No entanto, os seus ingredientes básicos geralmetes são muito ricos em nutrientes. Veja alguns deles:

- Amendoim (pé-de-moleque, paçoca): é o 2ª maior alimento produzido no mundo e apesar de ser classificado como um tipo de noz, é considerado uma leguminosa rica em vitamina C, potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco e fibras. No entanto, 100g deste nutritivo alimento possui nada menos que 500kcal!!!! Portanto, se não quiser engordar, manere na quantidade.

- Milho (canjica, fubá, pipoca são alguns de seus derivados): é um dos alimentos mais utilizados no Brasil destacando-se por elevado teor de vitamina A, C, folato, tiamina, potássio, ferro e fibras. Em todas as regiões do Brasil há, pelo menos, um prato típico preparado com ele.

- Batata doce: é uma excelente fonte beta-caroteno, o que ajuda a evitar certos tipos de câncer. Apesar de seu gosto adocicado, este tipo de batata apresenta quase a mesma quantidade de amido que as demais.

- Arroz doce: destaca-se por seu elevado poder energético.

- Pinhão: são sementes ricas em proteínas, minerais e vitaminas, além de serem ótimas fontes de ácidos graxos essenciais, cálcio e magnésio.

- Gengibre: sempre acompanhado do quentão nas festas juninas, é uma raiz muito utilizada para aliviar náuseas, calafrios e congestão de resfriados. Seu sabor picante é um dos atrativos de seu consumo.

- Vinho: conhecido por seu poder antioxidante.

Material retirado de RG Nutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enfeite o blog com seu comentário !!