17 setembro, 2011

E s T o U d E V o L t A

Bom

andei muito relapsa com o Ativa Nutri e até andei pensando em desativá-lo... mas acho que vou fazer melhor e conseguir um tempinho pra passar por aqui nem seja rapidinho!
Ando trabalhando bastante (graças  a Deus), estudando e por isso fica sempre por último passar postar sobre algum tema, mas de agora em diante tentarei ser mais presente! Ainda mais que ficarei 15 dias de pernas pro ar (Férias!!!)... Pensando nisso, achei que seria interessante falar um pouquinho hj sobre a culinária Argentina, já que estou á caminho de lá ... rsrrs...e quando voltar posso dizer se é boa mesmo!

Seguem abaixo então algumas peculiaridades:

A chegada dos colonizadores espanhóis no século 16 começou a modificar os hábitos alimentares dos argentinos. E as migrações espanholas e italianas em massa, entre os séculos 19 e 20, alteraram ainda mais o perfil gastronômico do território da Nova República Americana.
Imigrantes galeses e ingleses ocuparam a Patagônia. Árabes, alemães e judeus se instalaram no nordeste do país. Todos esses povos contribuíram para caracterizar a culinária argentina atual.
  • O tradicional puchero criolo é uma modificação do cozido espanhol, feito com mais carne (entre elas vitela, chouriço, toucinho, frango e paio) e menos grão-de-bico, como dizem os espanhóis.
  • A carbonada, outro prato típico portenho, deve ter sua origem nas carbonnades francesas, que são carnes cozidas em panela sobre brasas de carvão ou diretamente nas chamas.
  • As famosas empanadas, uma leve massa recheada com pedacinhos de carne, cebola, ovos, azeitonas e temperos, têm origem na "empanada galega", à base de peixe.
  • Além das parrillas, a maioria dos restaurantes portenhos serve massas —- como o popular nhoque —-, guisados, cozidos, peixes e frutos do mar.
  • Os pratos à base de milho como locro (carne guisada variadas, como a de porco e boi, com batatas e milho), tamales (folhas de milho recheadas com carne de boi, porco e frango) e humitas (creme de milho cozido e temperado, espécie de pamonha salgada, servido em folhas de milho), constituíram a dieta comum dos primeiros habitantes dos Pampas. Tais pratos ainda persistem no Norte.
  • Os grandes pratos nacionais são à base das maravilhosas carnes argentinas. O expoente máximo da culinária nacional é o assado crioulo, mas destacam-se assado de tira (tiras de costela), vacío (fraldão), morcilla (lingüiça de sangue), chorizos (lingüiças) e miúdos, como mollejas (timo), riñones (rins), chinchulines (tripas) e criadilla (testículos). Assados em uma grelha sob um colchão de brasas de madeira dura ou carvão, tais cortes e miúdos constituem o cartão-postal da culinária do país.
  • As carnes geralmente vêm acompanhadas de batatas (papas fritas), saladas (ensaladas) e provolone grelhado e temperado (provoletta). Porém, parece disseminar nos restaurantes argentinos a tendência de divulgar mais os pratos tradicionais do que os pratos típicos dos primeiros habitantes da região. Entre os primeiros, estão embutidas várias influências estrangeiras vindas dos imigrantes, como espanhóis e italianos.

Matéria retirada de RG  Nutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enfeite o blog com seu comentário !!