23 março, 2011

Dicas de Alimentação Durante o Tratamento de Câncer


Bom pessoal,
primeiro desculpem-me por desaparecer!!! rsrrs... andei um pouco ocupada e um tanto quanto atordoada, mas estou de volta. Hoje estou postando um material interessante que achei sobre um mal temido por todos: Câncer!

Quando você está tratando contra o câncer, seu corpo estará sobre ataque a todo momento, tanto do câncer como do próprio tratamento. Então é mais importante do que nunca cuidar da sua dieta para que você se mantenha forte durante esse período – o que não será fácil, porque sua vontade de comer será menor do que nuncar.

1. Mantendo a Força e a Energia

Radiação, cirurgia, quimio e o próprio câncer vão aumentar a demanda por proteína pedida por seu corpo, e a proteína é essencial para você se curar rápido. Carne, frango e peixes são grandes fontes de proteínas, mas muita gente têm dificuldade em ingeri-las durante o câncer. Como ajuda você também pode comer:

  • Ovos
  • Derivados do Leite
  • Feijão
  • Nozes e Castanhas

E não espere começar o tratamento para aumentar a proteína em sua dieta, uma cirurgia demanda muita proteína e seu corpo sairá bem mais forte de uma se tiver com a quantidade adequada de proteína no corpo.

2. Evitando a Perda de Peso

O problema mais comum na luta contra o câncer é a perda de peso. Seu corpo luta bastante contra o câncer mas sua vontade de comer despeca. E se a perda de peso for muito grande, seu médico pode se ver até obrigado a paralisar o tratamento. Além disso, você pode ter que usar uma sonda para alimentação caso não esteja ingerindo a quantidade necessária.

A dica aqui é comer comidas muito calóricas, a proteína já ajuda bastante, já que você não irá querer comer toda hora. Se a comida estiver com um gosto neutro tente colocar temperos mais fortes como a canela, alho e o orégano. De qualquer forma você precisará de muitas calorias, se uma pizza gordurosa ou um chocolate for a o que te faça engordar, você deve ir atrás deles.

Mas note que nem todos os câncers causam perda de peso, como o de mama por exemplo, então consulte seu médico antes para saber se você deve se preocupar com esse fator.

3. Lutando Contras as Náuseas

Remédios novos já ajudam bastante contra a náusea durante a quimeoterapia, mas cerca de 70 a 80% das pessoas ainda sentem essa sensação horrível. Que comidas podem te ajudar?

O gengibre é um dos melhores remédios e ajuda quase todas as pessoas. Outras comidas que também ajudam são aquelas ricas em amido, como o pão, bolacha, biscoitos, cereais, batatas e até o nosso conhecido arroz branco.

Cada pessoa reaje diferente com um tipo de comida, se os alimentos acima não te ajudaram, você terá que descobrir que alimento te deixa mais confortável, independente do que ele seja.

4. Ficando Hidratado

Grande causa das dores e problemas enfrentandos por quem está com câncer, inclusive as náuseas, são causadas pela desidratação do corpo.

Quem passa pelo processo de quimioterapia, deve tomar de oito a dez copos de líquido por dia, de preferência água. E se você tem vômitos ou diarréia, precisará tomar ainda mais água.

Qualquer tipo de líquido serve: água, suco e até bebidas esportivas. O café também é liberado, mas não conta para os copos de líquidos por dia, já o álcool deve ser cortado 100%.

5. Quais Comidas Evitar?

A resposta é simples: evite comidas que você não pode tolerar. Todo o resto pode ser consumido, a menos é claro, que seu médico diga algo diferente.

É claro que você ainda pode tomar alguns cuidados e consumir mais frutas e vegetais, que é sempre o ideal (em alguns tipo de câncer não é permitido a ingestão de alimentos crus, converse com seu médico sobre isso). Não se preoucupe com alimentos que estejam muito fora de sua dieta habitual, afinal você está em uma fase passageira mas você precisa passar por ela da melhor maneira possível.

Eu espero que nenhuma de vocês precisem adotar essa dieta um dia, mas se precisarem lembrem dessas dicas e tenham mais força do que nunca para superar esse inimigo ainda mais temido que os pneuzinhos.


Matéria retirada e adaptada Boa Dieta

2 comentários:

  1. Muito interessante seu texto com dicas preciosas,pois não é NADA fácil passar por isso,quando se é pego de surpresa por essa terrivel doença precisamos de toda informação possível, para pelo menos amenizar o sofrimento e se fortalecer pra se sentir cada vez mais forte para lutar contra ela

    ResponderExcluir
  2. É isso aí! Tomando os devidos cuidados o tratamento tem tudo pra dar certo!

    ResponderExcluir

Enfeite o blog com seu comentário !!