05 março, 2013

Avaliação Corpórea

Bom e para reinaugurar o Ativa, resolvi montar um post sobre os métodos de avaliação física e determinação de gordura corporal.  Todo mundo que malha e segue um cardápio alimentar saudável quer saber como anda sua evolução não é verdade?! E é por isso que é muitíssimo importante manter um acompanhamento nutricional e estar refazendo a avaliação física para servir como comparação de aumento ou perda de medidas e da "danada" da gordurinha.
O método mais comum, barato e utilizado em consultórios e academias ainda é a avaliação antropométrica a partir da velha medida de circunferências e pregas cutâneas que são realizadas a partir de fita métrica e adipômetro. Essas medidas, quando feitas por profissional capacitado e bem treinado, são bastante eficazes para determinação aproximada da composição corpórea de massa magra (músculo) e massa gorda (gordura) a partir da utilização de um programa que faz todos os cálculos necessários.
Imagem retirada da Internet

Imagem retirada da Internet










Imagem retirada da Internet









Existe também uma forma mais real de aferição que é a partir do Exame de Bioimpedância. A bioimpedância é realizada a partir da condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade (imperceptível pelo paciente) pelo organismo. Ela é capaz de definir com bastante precisão  quanto o indivíduo apresenta de massa magra, massa gorda, água corporal e ainda determina qual a taxa metabólica basal (gasto energético diário)!  Para a realização desse exame é preciso um preparo antes: jejum de 04 horas de água e comida, não praticar atividade física no dia, não ingerir bebidas alcoólicas ou cafeinadas nas últimas 24 horas, não estar em período menstrual, não ser gestante nem portador de marcapasso. O exame é muito rápido e fornece o resultado na hora.


Ficha de Resultado do Exame de Bioimpedância



A avaliação detalhada da composição corpórea é muito importante, pois o peso sozinho é um parâmetro muito "vago" para determinação do estado nutricional do paciente, pois existem pessoas que estão acima do peso ideal, porém, com um ótimo percentual de gordura e indivíduos com o peso ideal e percentual de gordura altíssimo.  Por isso não deixe de analisar sua composição logo no início do seu tratamento nutricional para que você tenha parâmetros para comparação depois.




 Venha fazer seu exame de bioimpedância comigo!!
É só agendar pelo telefone 37 9937 4096.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enfeite o blog com seu comentário !!