09 junho, 2010

Síndrome da Gordura Pós-Matrimonial


Você sabe o que é SGPM ?

Todo mundo conhece pelo menos um casal que engordou após o casamento. A SGPM é a "Síndrome da Gordura Pós-Matrimonial", que atinge nove entre dez casais do país (segundo a Força-Tarefa Latino-Americana de obesidade).

Cientistas têm se esforçado para explicar porquê isso ocorre.


Porque a SGPM acontece?


A SGPM se deve às grandes mudanças de estilo de vida que o casal sofre durante os preparativos e após o casamento. O fato de assumir a responsabilidade de um compromisso sério, de sair do conforto da casa dos pais e perder a liberdade da vida de solteiro, pode ser o ponto de partida para uma compulsão alimentar. O primeiro vilão da SGPM é o estresse. Durante os preparativos do casamento há uma euforia e ansiedade para que tudo ocorra conforme o planejado, causando um estresse emocional que pode acabar sendo descontado na hora de comer, e esse momento prazeroso parece “minimizar” as tensões. Após o casamento, esse nervosismo dos preparativos é substituído pela gostosa sensação de descansar e viajar. Vem aí um outro vilão da SGPM, a euforia. Viajar em lua-de-mel para um lugar lindo, aproveitar a vida e as comidas típicas, comer, comer e comer. O pensamento da maioria das pessoas é esse: “ah, quer saber, depois de toda aquela correria e nervosismo, mereço descansar, aproveitar de tudo que tenho direito e devorar todas essas delícias". Fim de lua de mel, e, ao voltar para casa, contas para pagar. O vilão do estresse acaba voltando. Outro fato que contribui para a SGPM aconteça é a comum “relaxada” por parte de um ou de ambos, como se não fosse mais necessário se cuidarem e se produzirem tanto. Alguns deixam de ir à academia ou de fazer caminhadas alegando falta de tempo.


Quem engorda mais o homem ou a mulher?

Os homens costumam engordar mais do que as mulheres e muitas vezes elas engordam porque resolvem acompanhar os maridos, ou por se tornarem grandes “chefes de cozinha” para agradar o marido passando a preparar pratos super saborosos e calóricos, que os dois degustam com muito prazer. A mulher também engravida e passa a ocupar mais o seu tempo no cuidado dos filhos, sobrando menos tempo para ela se cuidar.

O homem engorda mais na barriga, gordura que traz mais riscos para a saúde, enquanto a mulher tende a acumular mais gordura na coxa e no bumbum, tipo de gordura que não é tão perigosa, mas é mais difícil de queimar. De uma forma geral quem costuma se preocupar mais com o peso é a mulher.


O que fazer então?

Para os que pretendem se casar e recém-casados o ideal é programar uma rotina de atividade física e alimentação equilibrada a dois. Alguns casais optam por freqüentar a mesma academia ou praticar caminhadas conjuntamente, e outros preparam o jantar juntos, dividindo as tarefas. Programe também um cardápio semanal antes de ir ao supermercado e se preciso deixe preparações congeladas, dando preferência aos alimentos integrais e evitando o consumo de frituras e preparações muito gordurosas. O cuidado com a saúde feito a dois, reforça a cumplicidade entre o casal, que pode se policiar para não deixar a rotina interferir na saúde e na qualidade de vida de ambos. É importante saber que desde que haja limites é possível comer de tudo. Se o casal aprender a se controlar desde o início do casamento é muito provável que não sofra da tão comum e indesejada “Síndrome da Gordura Pós-Matrimonial”.



Matéria retirada do site Rg Nutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enfeite o blog com seu comentário !!