13 julho, 2010

Dietas radicais vendem milagres e entregam desastres


Se por moda ou vaidade, não se sabe, mas a estética passou a perna na saúde. É só ligar a televisão ou o rádio do seu carro: o assunto é alimentação, lipoaspiração, novas próteses de silicone.

Hoje, em termos de padrão corporal, as metas são extraordinárias e para atingi-las não faltam fórmulas mágicas, consumidas sem nenhum critério, especialmente por jovens e adolescentes indecisos entre um prato de alface e delícias em pacotes que insistem em freqüentar as suas mochilas.

Nada contra a preocupação com a beleza, mas perder e ganhar medidas virou tamanha obsessão que comer acabou se transformando num grande problema. Ninguém sabe ao certo o que pode ou deve ser colocado no prato.

Os programas da tarde garantem milagres se a refeição for dividida em cores. Nas revistas, as indicações variam entre substituir o almoço por um copo d'água ou só comer pizza durante um mês.

O fato é que a adesão descontrolada a dietas mirabolantes modifica o funcionamento do organismo, não atende às suas necessidades diárias e o resultado de cada uma delas também tem ido parar nas primeiras páginas dos jornais.

Uma refeição pode significar um passeio agradável e sem culpa por vários tipos de alimentos que ofereçam um bom aporte em termos de vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras, fibras e minerais. Para manter a elegância, o importante não é a privação, mas saber dosar a quantidade de cada um dos ingredientes.

Quanto mais variada for a alimentação, maiores serão a elasticidade da pele, o tônus muscular, o brilho dos cabelos e a força das unhas. Se as medidas estiverem incomodando, nada de aventuras: procure profissionais responsáveis que possam cuidar da sua saúde.


Matéria retirada do site Folha On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enfeite o blog com seu comentário !!