03 fevereiro, 2010

Alho faz bem


O alho é originário da Ásia Central, e desde 1500 suas propriedades medicinais já eram conhecidas em diversos países. Na antiga China e na Índia, era utilizado para diminuir a coagulação sangüínea, e no Egito e na Grécia era considerado afrodisíaco. No século XIX Luis Pasteur, grande químico francês, demonstrou as propriedades anti-sépticas do alho.

Nos últimos anos os cientistas começaram a estudá-lo mais intensamente. Muitas pesquisas enfocam os efeitos do alho no colesterol e na pressão arterial e indicam que a alicina, uma substância química que se forma quando ele é esmagado e confere o seu odor característico, reduz os níveis de colesterol e promove a diminuição da pressão arterial. Por sua vez, parte da alicina é rapidamente degradada em outros compostos sulfúricos, como o ajoeno, que também pode ter propriedades medicinais.

Os benefícios do alho podem ser atribuídos a sua ação antioxidante, combatendo os radicais livres, sendo esses altamente reativos, prejudicando a estrutura celular e o funcionamento normal do metabolismo da célula.

O alho tornaria menos provável a agregação das plaquetas (as células envolvidas na coagulação sangüínea) e a sua aderência às paredes das artérias, reduzindo a chance de um infarto do miocárdio. Há evidências de que ele dissolve as proteínas formadoras de coágulo, que podem afetar o desenvolvimento da placa aterosclerótica. Além disso, reduz discretamente a pressão sanguínea, principalmente graças à sua capacidade de dilatar os vasos sanguíneos e ajudar a circulação do sangue.

Outras pesquisas em andamento indicam que o alho contém potencial anticancerígeno. Por enquanto, acredita-se que o seu consumo diminui o risco de câncer de cólon no ser humano. Além disso, as pesquisas em animais de laboratório mostraram que ele ajuda a diminuir o câncer de mama, pele e pulmão, além de ajudar a prevenir o câncer do cólon e do esôfago.

A quantidade de alho a ser consumida para se obter algum benefício à saúde ainda não foi determinada. Alguns médicos alemães receitam 4 gramas, ou o equivalente a 2 dentes, diariamente, para tratar da hipertensão ou do colesterol elevado.

Algumas pessoas, no entanto, desenvolvem azia (pirose), gases intestinais e diarréia quando tomam doses altas de alho.

Retirado de: RG Nutri

4 comentários:

  1. O alho possiu efeitos benéficos ao organismo e, quando bem utilizado, deixa a comida saborosíssima.

    ResponderExcluir
  2. é verdade. Quem não gosta, não sabe o que está perdendo... rsrrsrs...

    ResponderExcluir
  3. Hum!!!! Meu conceito de bem utilizado é: quanto mais alho a comida tiver, melhor!!!!rsrsrs
    Angélica, seu blog está perfeito. Muita informação e um visual maravilhoso.
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola! Quase que diariamente uso alho cru no almoço, porque constantemente como salada no almoço temperada com alho e azeite, seja na salada crua ou cozida e tem me proporcionado bons resultados. Eu recomendo, porque antes meu filho vivia gripado e tossindo e tem uns 4anos que ele não fica gripado, e tossindo por muito menos. Mas tem que fazer o uso diario ou 4x por semana para que seu benefício seja notado. :)

    ResponderExcluir

Enfeite o blog com seu comentário !!