17 fevereiro, 2010

Amaranto para o ganho de massa magra


O amaranto ainda é pouco conhecido no Brasil, mas esse grão, também chamado de feijão dos Andes, já faz muito sucesso em outros países. Ele possui aproximadamente 15 % de proteínas de alto valor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz), valor superior aos cereais mais comuns, como milho, arroz e trigo. Isso o torna uma ótima opção para atletas, praticantes de atividade física e idosos, uma vez que o amaranto estimula a recuperação e o ganho de massa magra. O grão possui valor nutricional comparado ao do leite, sendo excelente, também, para crianças e mulheres na fase de gestação e amamentação. Além disso, é recomendado para celíacos e para os intolerantes à lactose, já que é isento de glúten e lactose. O amaranto é rico em cálcio biodisponível, que é melhor absorvido pelo organismo, ferro, zinco, magnésio, fósforo, vitaminas A e C e fibras. Elas ajudam na redução dos níveis de colesterol no sangue e auxiliam na perder peso, pois os flocos naturais de fibras reduzem o apetite. O grão também apresenta ação antioxidante, pois possui um composto chamado esqualeno, encontrado em grande quantidade apenas em alguns peixes. Além disso, contribui para a melhora do funcionamento do sistema imunológico. O amaranto quase não tem gosto. A farinha pode ser usada em inúmeras misturas sem comprometer o sabor e adicionando todas suas boas propriedades ao prato. O grão pode ser consumido com frutas e iogurte, usado como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas e vitaminas e também pode ser consumido como pipoca. Abaixo, uma receita deliciosa para você experimentar o amaranto. Bom apetite!

Bolo de amaranto com banana

Ingredientes: - 2 ovos - 1 xícara de açúcar mascavo - 1colher de sopa de margarina - 2 bananas amassadas - ½ xícara de amido de milho - ½ xícara de farinha de trigo - 1 colher de chá de sal - 1 colher e meia de fermento para pão - 1 xícara de flocos de amaranto, que podem ser comprados em grandes supermercados ou em lojas especializadas - ½ de xícara de leite desnatado
Modo de preparo:
Em uma batedeira, bata os ovos com açúcar. Em seguida, coloque a margarina e a banana amassada. Assim que estiver tudo misturado, coloque o amido de milho e mexa com uma colher até incorporá-lo na massa. Depois, volte a bater e coloque a farinha de trigo e o sal. Coloque os flocos de amaranto e mexa com uma colher até deixá-lo bem misturado na massa. Acrescente o leite e volte a bater. Em uma forma untada, deposite a massa, espalhe e enfeite com rodelas de banana. Polvilhe açúcar e canela a gosto. No forno pré-aquecido, em temperatura média, coloque a forma para assar por 40 a 45 minutos.

Retirado de: Bem Leve

3 comentários:

  1. Interessante. Vou procurar, pois, pelo que vc falou, é o que estou querendo (ganho de massa magra)

    ResponderExcluir
  2. Pois é Gabriel, o amaranto é rico em proteína de alto valor biológico que ajuda e muito no ganho de massa, mas além de usar esse grão você tem que equilibrar sua alimentação também senão não adianta nada... Obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Minha dúvida é: sou praticante de musculação há alguns anos, posso usar o amaranto para ganho de massa muscular? tem outros grãos no mercado indicado para ganho de massa muscular em substituição aos suplementos encontrados hoje no mercado?

    ResponderExcluir

Enfeite o blog com seu comentário !!