22 fevereiro, 2010

Quinua, mais um superalimento???


A quinua é classificada como um pseudocereal por não se encaixar totalmente na classificação de cereal ou leguminosa. No Brasil, começou a ser divulgada há cerca de dois anos e, apesar de seu valor nutricional indicar benefícios para a saúde, ainda não foi incorporada aos nossos hábitos, exceto por alguns indivíduos e restaurantes conhecidos como 'naturais'.

Antes de falar das propriedades nutricionais da quinua, vou salientar que o sobrepeso e a obesidade no Brasil estão aumentando, assim como as doenças relacionadas à má alimentação. Exatamente por isso, temos de refletir que, a cada dia, nossa alimentação está se tornando mais rica em produtos industrializados, cheios de gorduras e açúcares. Na verdade, nem conseguimos mais sentir toda essa gordura e açúcar que existe nos alimentos, e isso prejudica o retorno a uma alimentação adequada.

Reparo que, a cada dia, os brasileiros deixam de lado o arroz e o feijão por pedaços de tortas, empanados e diversas preparações que apresentam sabor marcante, acompanhado de muita gordura e sal. A única forma de reverter esse quadro é reaprendermos a sentir o sabor suave de alguns alimentos, sem a necessidade de tanta gordura, sal e açúcar.

E, ao reiniciar sua descoberta por alimentos bons para a saúde, uma opção é a quinua, riquíssima em proteína, podendo substituir carnes e ovos. Cerca de 100 g de quinua contém 14 g de proteínas e 346 calorias.

A quinua pode ser encontrada sob a forma de grãos, flocos e farinha. Escolha o tipo de acordo com a receita que você irá preparar.

Lembre-se: uma dieta saudável é uma dieta variada em quantidades adequadas a cada indivíduo.

Aprenda uma receita com quinua:

Torta de maçã

Ingredientes

- 4 maçãs descascadas e cortadas em pedaços
- 1 xícara (chá) de flocos de quinua
- 1/2 xícara (chá) de farinha de quinua
- 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
- 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
- 1 colher (sopa) de iogurte natural
- Sumo de limão
- Canela em pó

Modo de preparo

Forrar uma assadeira antiaderente com os pedaços de maçã. Regar sumo de limão sobre as fatias. Preparar uma mistura com os demais ingredientes --com exceção da canela-- e cobrir as maçãs. Levar ao forno por cerca de 30 minutos e, após esse tempo, retirar e polvilhar com canela. Para acompanhar, coloque a colher de iogurte natural.

Retirado de: Folha Online

4 comentários:

  1. Certa vez eu li que a quinua é tão rica em proteína que pode substituir a creatina. Procede esta informação?

    obrigado!

    ResponderExcluir
  2. dependendo da proporção que vc usar ela pode ter mesmo a mesma quantidade de proteina que a creatina. A diferença está na forma de absorção. Como a creatina tem a proteína isolada ela provavelmente será absorvida mais rapidamente.
    Abraço e obrigada pela visita! Continue nos visitando sempre!

    ResponderExcluir
  3. Ok, obrigado!!

    Em relação à creatina, há um aumento de peso considerável depois da fase de saturação? Por volta de quantos kg?

    Obrigado e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, suplementação com creatina pode sim te ajudar no aumento de massa magra. Mas é importantíssimo que ela seja usada de forma consciente pra evitar danos à saúde. Qdo se opta por fazer a super dosagem, que é qdo se usa uma quantidade maior de creatina durante um perído de 5 a 7 dias e apos isso se faz a suplementação de manutenção (com uma quantidade menor) durante uns 28 dias é possível perceber que, mesmo diminuindo a dosagem para apenas uma manutenção o músculo ainda se mantem com uma quantidade maior de creatina do que o normal, o que faz com que vc consiga treinar melhor e consequentemente aumentar a massa magra. Entretanto, após esses 28 dias é necessário dar um intervalo de 3 meses para recomeçar a super dosagem. Durante esses tres meses se vc continuar treinando legal, vc vai conseguir manter seu peso tranquilamente. Quanto à quantidade de quilos que vc pode ganhar, isso é muito individual e não dá pra estabelecer uma quantia certa.
    Obs: é muito importante melhorar o seu consumo de água durante o período de qualquer suplementação!!
    Qualquer dúvida entre em contato!!
    Abraço e obrigada pelo elogio sobre o blog. Volte sempre!

    ResponderExcluir

Enfeite o blog com seu comentário !!