Fatores genéticos, ambientais e estresse são a principal causa do envelhecimento precoce, e uma boa alternativa para retardar esse envelhecimento é a alimentação, que tem o poder de combater os radicais livres.
Os fatores acima citados fazem com que o organismo produza radicais livres cada vez mais, danificando assim as células do corpo, causando o envelhecimento precoce. Com uma alimentação equilibrada as células recebem nutrientes que neutralizam a ação negativa dos radicais produzidos por poluição, atividade física em excesso ou até mesmo o próprio estresse. É importante ainda que a alimentação não apresente aditivos químicos (corantes, emulsificantes, conservantes, etc.), excesso de gorduras saturadas e gordura trans, pois estas substâncias aumentam a produção de radicais livres.
Uma correta alimentação além de retardar o envelhecimento precoce, fará você se sentir com mais disposição e bem-estar, pois o consumo de alimentos saudáveis proporciona um bom funcionamento em todo o organismo e por conseqüência um equilíbrio orgânico capaz de reduzir os riscos de doenças, como: diabetes, doenças cardíacas e câncer, entre outras.
É importante que o consumo de alimentos saudáveis seja diário e regrado, de modo que é necessário alimentar-se a cada três horas, pois nosso organismo é dinâmico e nutre nossas células frequentemente.
Para ajudar a você, abaixo vão alguns exemplos de alimentos, que são capazes de reduzir o risco do envelhecimento precoce:
- Tomate: Rico em licopeno que atua de forma antioxidante e tem a capacidade de auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer. Possui também efeito antiinflamatório. Dica: O licopeno é mais bem aproveitado no molho de tomate, do que no próprio fruto. Consuma duas porções ao dia;
- Açaí: Fonte de fitoquímicos, que possuem também efeito antioxidante. Dica: Consumir meia porção por dia, pois é uma fruta bastante calórica.
- Aveia: Contém beta-glucanas, responsáveis pela redução de inflamações cutâneas. Dica: Consumir 1 colher de sopa de aveia por dia.
- Chá verde: Fonte de catequinas e polifenóis. Tem a capacidade de melhorar a formação de colágeno do epitélio e inibir o aparecimento de células cancerígenas no mesmo. Dica: Ingerir 3 xícaras de chá por dia, no período da manhã e da tarde, evitar consumi-lo no período noturno, pois ele possui cafeína, que pode alterar o seu sono.
- Extrato de Soja: Possui isoflavonas que tem a capacidade de reduzir o processo inflamatório da pele, além disso, o extrato de soja aumenta a síntese de colágeno, o que pode retardar o envelhecimento cutâneo. Dica: Consumir cerca de 25g diariamente.
Matéria retirada do site Vida, saúde e beleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Enfeite o blog com seu comentário !!