As baixas temperaturas do inverno promovem o aumento da incidência de gripes, resfriados e doenças respiratórias, especialmente entre as crianças. Com isso, passa a ser importante uma alimentação que reforce o funcionamento do sistema imunológico e amenize a ocorrência destes problemas.
No entanto, o clima frio acaba naturalmente diminuindo a ingestão desses nutrientes, pois diminui-se a oferta de frutas, verduras e legume, os quais caracterizam as principais fontes de vitaminas e minerais do cardápio.
A seguir algumas dicas para se manter a ingestão desses alimentos no inverno:
- Ofereça sopas e cremes de legumes e verduras, o que proporcionará uma sensação favorável para as baixas temperaturas, e ainda fornecerá as vitaminas e minerais;
- Os legumes e verduras refogados podem ser preparados na manteiga ou azeite, o que ressalta o sabor e melhora a aceitação. Além disso, podem ser preparados junto com outros pratos, formando preparações variadas, como, por exemplo, arroz colorido (com legumes), frango com cenoura, macarrão com brócolis ou lasanha de berinjela;
- Os sanduíches quentes, muito consumidos no inverno, devem ser preparados de forma equilibrada: O pão (energético), com um recheio de algum tipo de carne ou frios (construtores) e mais uma folha verde ou legumes (regulador) , que pode ser alface e tomate. Dessa forma, estará sendo oferecido um lanche gostoso, quentinho e equilibrado!
- Apesar de frio, o tradicional suco de laranja deverá continuar no cardápio. Para incrementar o conteúdo de vitamina C, uma importante vitamina relacionada com ao sistema imunológico, adicione outras frutas ao suco, como a acerola e abacaxi.
Matéria retirada do site RG Nutri
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Enfeite o blog com seu comentário !!