13 maio, 2010

Tudo que você não deve fazer para ter mais disposição ...


Restringir demais o consumo de carboidratos

O carboidrato é a principal fonte de energia do organismo, por isso não pode ser totalmente eliminado sem critérios. É o único combustível que o cérebro utiliza e a sua falta pode causar alteração de humor e comprometimento da aprendizagem, além de comprometer bastante a atenção e levar embora a disposição.

Também é verdade que os carboidratos abrem caminho para a entrada de maior quantidade de triptofano no cérebro, onde esse é transformado em serotonina (neurotransmissor bastante conhecido como substância química calmante), mas em excesso é armazenado como gordura, comprometendo ainda mais seu pique. Portanto neste caso a palavra é “equilíbrio”.


Seguir dietas radicais e desequilibradas


Todas as dietas que levam ao desequilíbrio do corpo são prejudiciais, a não ser quando são acompanhadas por um especialista e tenham algum motivo que as justifique. Na falta de um bom acompanhamento você corre o risco de ficar abatida e sem energia para as atividades básicas, e a falta de energia e de determinados nutrientes pode levar à indisposição, mau humor e ansiedade.


Abusar dos cafezinhos


O exagero nunca é saudável. Se você adora tomar um cafezinho, cuidado! Tente controlar a freqüência diária e prefira os intervalos entre as refeições, pois o café possui algumas substâncias antinutricionais que “roubam” certos nutrientes, atrapalhando a absorção. Portanto, sinal vermelho pra quem costuma tomá-lo a toda hora. Algumas pessoas também têm dificuldades para dormir por conta dos excessos de cafeína, uma vez que é uma substância estimulante.


Abusar dos doces


Os doces elevam a glicemia muito rapidamente, podendo oferecer uma disposição momentânea. Também de forma bem rápida o efeito passa a ser contrário, uma vez que, após e liberação de insulina, os níveis de glicose no sangue ficam menores. Algumas pessoas podem, após a ingestão de doces, atingir níveis glicêmicos mais baixos que o normal, levando a hipoglicemia. Outro fator relacionado é a grande quantidade de gordura que muitos doces oferecem junto com o açúcar, o que aumenta ainda mais a sensação de moleza e indisposição.


Abusar das gorduras


Lembre-se da sensação após consumir uma feijoada? É mais ou menos o retrato do que a gordura em excesso pode fazer no organismo. Tudo ocorre pelo fato da digestão deste nutriente ser mais lenta, o que promove a diminuição do esvaziamento gástrico, fazendo com que o organismo mobilize mais sangue para o local. O resultado disso é o cansaço e a indisposição, além do excesso de calorias proporcionado pela gordura.


Ter uma vida sedentária


Quanto menos atividade física você fizer, maior será a sua indisposição. Procure uma atividade que lhe agrade e utilize pequenos artifícios para aumentar a atividade dos músculos, como subir escadas, andar a pé, entre outros.


Qual a solução para resolver esse problema?


Existem algumas dicas que podem ajudar a diminuir a preguiça, como:

- Fracionar bem a alimentação, fazendo lanches leves nos intervalos entre as refeições.

- Caprichar na cor do prato, consumindo uma grande variedade de alimentos e proporcionando diferentes nutrientes para o corpo (carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras).

- Colocar a atividade física em sua rotina, mesmo que seja uma simples caminhada.

- Nunca faça atividade física em jejum, pois pode comprometer o seu pique.

- Abuse das saladas cruas e frutas que são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes e ajudam a manter o humor.


Matéria retirada do site RG Nutri

2 comentários:

  1. Oi Angélica!
    Também sou Nutricionista aqui de Divinópolis.
    Sua dica vem em boa hora... com esse friozinho nem sempre temos muita disposição!
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ana Cláudia... nessa época nós precisamos redobrar o cuidado senão viramos umas bolinhas!!! rsrrsr.... Muito obrigada pela visita e continue participando!!!

    ResponderExcluir

Enfeite o blog com seu comentário !!