Vivemos em uma época onde cada vez mais são comuns as facilidades tecnológicas que contribuem para um estilo de vida sedentário: as pessoas locomovem-se em carros, passam horas em frente ao computador ou à televisão, divertem-se jogando videogames e pedem comida pelo telefone.
A maior parte do dia é composta por atividades que exigem pouco esforço físico e o mínimo de gasto calórico. A inatividade física predominante na sociedade atual aliada à baixa qualidade dos alimentos ingeridos são os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis em adultos, como obesidade, doenças cardiovasculares, dislipidemias e diabetes.
Do ponto de vista da medicina preventiva e da saúde pública, atitudes saudáveis devem ser estabelecidas desde a infância, uma vez que contribuem para a criação de hábitos duradouros que vão promover a saúde no indivíduo adulto. Dessa forma, a atividade física na infância deve ser estimulada sempre de maneira prazerosa, agradável e regular, seja através de brincadeiras ativas ou da prática da educação física escolar.
A prática de atividade física proporciona uma melhora do condicionamento físico, estimulando o aparelho respiratório e cardiovascular, principalmente durante as atividades aeróbicas, assim como o gasto de calorias, o desenvolvimento da massa muscular e o fortalecimento de massa óssea, principalmente nos exercícios de impacto. Dessa forma, uma criança fisicamente ativa agrega diversos benefícios físicos, como um melhor desempenho cardiovascular, atinge o ganho de massa óssea e muscular condizente com seu potencial genético, diminui risco de doenças respiratórias, além de ajudar a controlar o peso dentro dos limites saudáveis. A prática de atividade física desde os primeiros anos de vida também oferece à criança oportunidade ao lazer, à integração social e ao desenvolvimento de aptidões que elevam a auto-estima e a confiança.
Adotar um estilo de vida saudável que inclua a prática regular de atividade física desde a infância contribui para a diminuição de doenças na vida adulta, uma vez que é nesta fase da vida que várias das doenças crônicas não transmissíveis têm suas raízes. É possível diminuir as chances de desenvolvimento da aterosclerose e seus desdobramentos (angina, infarto do miocárdio e doença vascular cerebral), hipertensão, dislipidemias, osteoporose e obesidade, além de ansiedade e depressão.
Dessa forma, ficam evidentes os benefícios que a combinação entre prática de atividade física regular e bons hábitos alimentares podem trazer tanto durante a infância, quanto na vida adulta, formando indivíduos saudáveis e com boa qualidade de vida.
Retirado de: www.danone.com.br/profissionais.php?secao=noticias&id=10
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Enfeite o blog com seu comentário !!