22 abril, 2010

Alimentos têm proteção contra os efeitos do sol

O planeta tem ficado cada vez mais quente a cada ano que se passa.

Os raios solares contribuem para benefícios do nosso organismo, mas em excesso podem nos trazer muitos males. Então, o que fazer para evitar problemas futuros relacionados a grande exposição ao sol?

Inicialmente claro, o velho amigo protetor solar. Mas existem também alimentos com ação fotoprotetora. Podemos assim, utilizar o protetor solar e ainda consumir alimentos que vão nos proteger dos efeitos do sol. Estes alimentos, chamados de “alimentos fotoprotetores” são alimentos que contem nutrientes antioxidantes (vitamina C, vitamina E e Selênio), carotenóides (betacaroteno e licopeno) e flavonóides (catequinas e antocianinas). Estes nutrientes protegem a pele e outros tecidos contra os efeitos dos radicais livres produzidos naturalmente no organismo e gerados pela radiação ultravioleta da luz solar.

Abaixo, seguem alguns alimentos com efeito fotoprotetor:

  • Chá branco, por possuir catequinas;
  • Molho de tomate, por apresentar licopeno;
  • Castanha do pará, por ser rica em selênio;
  • Cenoura por conter beta-caroteno;
  • Acerola, por ser fonte de vitamina C;
  • Uva, por apresentar flavonóides em sua composição.

Atenção: Mesmo que você consuma diariamente os alimentos fotoprotetores, o uso do protetor solar é extremamente importante. O consumo dos alimentos citados não exclui a importância do uso do protetor solar.


Matéria retirada do site Vida Saúde e Beleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enfeite o blog com seu comentário !!