Os raios solares contribuem para benefícios do nosso organismo, mas em excesso podem nos trazer muitos males. Então, o que fazer para evitar problemas futuros relacionados a grande exposição ao sol?
Inicialmente claro, o velho amigo protetor solar. Mas existem também alimentos com ação fotoprotetora. Podemos assim, utilizar o protetor solar e ainda consumir alimentos que vão nos proteger dos efeitos do sol. Estes alimentos, chamados de “alimentos fotoprotetores” são alimentos que contem nutrientes antioxidantes (vitamina C, vitamina E e Selênio), carotenóides (betacaroteno e licopeno) e flavonóides (catequinas e antocianinas). Estes nutrientes protegem a pele e outros tecidos contra os efeitos dos radicais livres produzidos naturalmente no organismo e gerados pela radiação ultravioleta da luz solar.
Abaixo, seguem alguns alimentos com efeito fotoprotetor:
- Chá branco, por possuir catequinas;
- Molho de tomate, por apresentar licopeno;
- Castanha do pará, por ser rica em selênio;
- Cenoura por conter beta-caroteno;
- Acerola, por ser fonte de vitamina C;
- Uva, por apresentar flavonóides em sua composição.
Atenção: Mesmo que você consuma diariamente os alimentos fotoprotetores, o uso do protetor solar é extremamente importante. O consumo dos alimentos citados não exclui a importância do uso do protetor solar.
Matéria retirada do site Vida Saúde e Beleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Enfeite o blog com seu comentário !!