07 abril, 2010

O Apelo Nutricional das Berries

As berries são definidas botanicamente como frutos carnudos que toda a parede do ovário amadureceu, tornando o pericarpo (vulgarmente chamado de casca ou pele) comestível. Entretanto, o termo berry vem sendo usado comumente para descrever qualquer fruta pequena, de sabor adocicado e formato arredondado, como o morango, uva, amora preta, framboesa, mirtilo, etc.

Além das características físicas e sensoriais, estas frutas têm em comum o elevado conteúdo de compostos antioxidantes, como os compostos fenólicos, antocianinas e carotenóides.

Os antioxidantes são importantes para a saúde por prevenirem danos moleculares causados por radicais livres. Os radicais livres são moléculas altamente reativas e algumas delas são formadas normalmente pelo metabolismo humano, como é o caso das espécies reativas de oxigênio (EROS) geradas durante no processo de respiração celular.

Esse fato despertou o interesse dos cientistas em verificar a relação da ingestão das berries com a prevenção e tratamento de doenças, e então vários estudos são realizados acerca deste tema. Isso tem propiciado o aparecimento de diversas notícias na mídia sobre o assunto.

Diversos estudos analisaram a relação entre o consumo destes antioxidantes com a incidência de doenças. Alguns autores encontraram diminuição na ocorrência de câncer de esôfago e cólon em ratos após a ingestão de um extrato congelado de berries.

Uma revisão sistemática realizada por JEPSON e CRAIG (2008) examinou na literatura estudos que avaliaram o consumo de suco de cranberries na prevenção de infecções urinárias. Os autores concluíram que há algumas evidências que confirmam que a ingestão desse suco diminui o risco de desenvolvimento de infecções do trato urinário em mulheres que tem esse tipo de infecção recorrente, entretanto a eficácia ainda não é comprovada para outros grupos. Além disso, ainda concluem que no momento não é possível estabelecer as dose e/ou o método de administração mais efetivos. Outro estudo conduzido por SESSO et al., (2007) avaliou a relação entre o consumo de morangos e a prevenção de doenças cardiovasculares, contudo os autores não encontraram correlações significativas.

Foram realizados ainda 5 ensaios clínicos com 6 a 10 indivíduos em cada um, com o objetivo de avaliar o consumo de diferentes frutas e berries quanto à sua capacidade antioxidante. Eles mostraram que o consumo de um mix de kiwi, mirtilo e uva estão associados com um aumento da capacidade antioxidante no plasma no período pós-prandial. É importante salientar que grande parte dos estudos relacionando o potencial antioxidante das berries com o estresse oxidativo e prevenção de doenças, utilizam concentrados destas frutas em estudos in vitro ou com animais, o que poderia dificultar a extrapolação destes dados para a prática clínica, conforme foi demonstrado por RAMIREZ-TORTOSA et al. (2004).
Sem dúvida as berries constituem ótimas fontes de compostos antioxidantes, vitaminas e minerais que são benéficos para a saúde humana desempenhando diferentes funções, entretanto ainda não há comprovações científicas suficientes para declarar que estes frutos atuam na prevenção e/ou tratamento de doenças.

RG Nutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enfeite o blog com seu comentário !!