12 abril, 2010

Aliviando a Colite

Embora alimentação não cure a colite ulcerosa, uma dieta adequada pode reduzir alguns dos sintomas para um nível mais tolerável. Por exemplo, recomenda-se às pessoas que sofrem de colite uma dieta rica em FIBRAS solúveis e pobre em alimentos ricos em fibras insolúveis, como farelo, frutos secos, sementes e milho-doce, pois este tipo de fibras pode irritar mais o cólon, estimular as contracções intestinais e aumentar assim a probabilidade de diarreia.
A colite ulcerosa é uma doença inflamatória do colon ou do recto. Afeta cerca de 4-6 pessoas em 100.000 e é ligeiramente mais comum nas mulheres do que nos homens. A incidência da colite ulcerosa é máxima entre os 20 e 25 anos . O prognóstico depende da gravidade e duração da doença em fase ativa (situação que causa aumento de volume do abdomen, hemorragia e ulceração do revestimento do cólon, provocando dores e diarreia). Embora cerca de 60% dos pacientes sofram apenas de uma forma benigna da doença, pelo menos em 30% será necessária a remoção cirúrgica de parte ou a totalidade do cólon nos primeiros três anos. E cerca 97% de todas as pessoas que sofrem de colite ulcerosa terão pelo menos um recidiva num período de dez anos.
Uma nutrição adequada é muito importante na colite, especialmente quando se recupera de uma crise ou se reduz o consumo de alimentos com o objetivo de diminuir a diarreia. Deve-se tomar cuidado em incluir proteínas, calorias, vitaminas A, C, D, B12 e ácido fólico, cálcio, ferro e zinco. Isto significa consumir uma grande diversidade de alimentos sem exacerbar a inflamação.
Coma fígado 1 vez por semana para obter vitamina A (excepto as grávidas) e frutos e legumes de polpa alaranjada para obter betacaroteno, substância que o organismo converte em vitamina A.
Salmão, sardinhas e cavala de conserva ou frescos fornecem vitamina D. Fígado,peixe, porco e ovos, frescos ou de conserva, são boas fontes de vitamina B12; os legumes de folha verde escura fornecem ácido fólico e, tal como a fruta, contêm fibras solúveis; o queijo e o iogurte são boas fontes de cálcio; e o zinco encontra-se no marisco, especialmente nas ostras.
A ANEMIA constitui um problema bastante comum dos que sofrem de colite ulcerosa, pois as zonas inflamadas sangram frequentemente. É importante, por isso, ingerir alimentos que contenham bastante ferro. A forma de ferro que se obtem mais facilmente é a que existe na carne vermelha, especialmente no figado.
Para auxiliar o organismo a absorver ferro dos legumes, as refeições devem incluir uma boa fonte de vitamina C, como, por exemplo, sumo de laranja.


Pode Comer


  • Fruta e legumes de folhas verdes, cozinhadas, para obter fibras solúveis
  • Peixe gordo para obter vitamina D
  • Alimentos ricos em betacaroteno
  • Figado, excepto no caso das grávidas


Tem que evitar

  • Farelo, frutos secos, sementes e milho-doce


Alimenta Saúde

3 comentários:

  1. Legal esse blog e isso ai uma alimentação adequada rico em fibras pode combater inúmeras doenças do intestino!Em abas gênero, consultar um nutricionista e sempre bom mesmo q n aja quaisquer outros sintomas.
    Email: claitoncena@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelo comentário Claiton!!! Seja bem vindo e Volte sempre !!!

    ResponderExcluir
  3. estou com retocolite e fui comer uma moqueca de siri ...não sei se poso comer ou se tem algum mal me ajude pois estou muito confusa ainda com o que eu posso comer ou não.

    ResponderExcluir

Enfeite o blog com seu comentário !!