16 agosto, 2010

Dieta X Enxaqueca


A alimentação é um dos principais fatores que podem desencadear as crises de enxaqueca. "Ficar mais do que quatro horas sem se alimentar é tão ruim quanto ingerir o alimento errado. Ficar muito tempo sem comer leva à baixa do açúcar no sangue, e pode gerar mais enxaqueca para aqueles que já possuem essa sensibilidade", diz a nutricionista Liliam Francisco.

Quem tem predisposição à enxaqueca deve mesmo observar o que come. Não existe uma dieta específica e cada indivíduo deve saber identificar o que não lhe cai bem. Entretanto, algumas substâncias podem desencadear aquela dorzinha que começa chata e vai ficando insuportável.

Alimentos que contém o aminoácido tiramina devem ser evitados. "Os principais são vinho tinto, peixe defumado, fígado de galinha, figos, chocolates, nozes, manteiga de amendoim, queijos amarelos, vinagre, bebidas alcoólicas, iogurtes, lentilha e sementes", lista Liliam.

Os enlatados, processados e conservados devem ser bem dosados. "Embutidos como salsicha, salame e toucinho defumado, por exemplo, podem ocasionar a enxaqueca, uma vez que as substâncias utilizadas para realçar a coloração e o aspecto dos alimentos possuem ação vasodilatadora", explica a nutricionista. Além desses, alimentos que contenham glutamato monossódico também devem ser retirados do cardápio. O glutamato serve para enriquecer o sabor e pode inibir a absorção de glicose por parte das células cerebrais, desencadeando a dor.

O aspartame também merece cuidado. De acordo com Liliam, estudos mostram que o consumo de 30mg por dia pode aumentar em até 9% o risco de enxaqueca em indivíduos predispostos. O café pode ser um vilão silencioso. "Consumido em quantidades excessivas ele agrava os sintomas de dor de cabeça e também os de ansiedade e de pressão alta para os hipertensos", avisa a nutricionista. Um outro inimigo é o chá. "Ele é vasodilatador, de modo que a pessoa deve reduzir o consumo", alerta a nutróloga Jane Corona.

E dessa extensa lista nem os frutos escapam. Alguns devem ser excluídos das refeições de quem sofre com a enxaqueca. "Abacate, banana e frutas cítricas são os principais", diz Liliam. "Pessoas sensíveis também relatam enxaqueca quando consomem ameixa e tomate", conta Jane.

A associação entre alimentos e medicação podem ser uma bomba relógio em alguns casos. "Pessoas que fazem uso de antidepressivos terão dor de cabeça se comerem muito queijo, porque este forma as aminas biogênicas tiramina e tripatamina, que são irritantes do sistema nervoso central", diz Jane.


Matéria retirada do site Bem Leve

2 comentários:

  1. Ótimo post, Angélica!
    Se todos se informassem a respeito, aconteceriam menos crises de enxaquecas, menos perda de produtividade e mais qualidade de vida, né?!

    Gostei muito do blog, estou te seguindo!
    bjos!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Samantha!!! Fico feliz em ter você como seguidora do blog! Bjinho e volte sempre

    ResponderExcluir

Enfeite o blog com seu comentário !!